Abertura da Porta Santa na Catedral Imaculado Coração de Maria

IMG_0455
Aconteceu no último domingo (13), às 19h, a abertura da segunda Porta Santa na Diocese. A Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Messias dos Reis Silveira teve seu início na capela Sant’Ana (primeira Igreja construída na cidade de Uruaçu) e teve procissão dirigida para a Catedral onde se abriu a Porta Santa.
Este acontecimento se dá no início da vivência do Ano Santo na Diocese, o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proposto pelo Papa Francisco. É um ano especial para que todos alcancem a Misericórdia Divina e recebam perdão pelas suas faltas e, atendidos requisitos, alcancem a graça da indulgência plenária.
O Papa Francisco, durante sua homilia na Basílica de São João de Latrão também neste mesmo dia, disse aos fiéis: “Abrimos a Porta Santa, aqui e em todas as catedrais do mundo. Também é um simples gesto e um convite à alegria. Começa o tempo do grande perdão. É o Jubileu da Misericórdia”.
O Jubileu, que terminará em 20 de novembro do próximo ano, é um tempo dedicado à remissão dos pecados e começa com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, algo que aconteceu na terça-feira passada.
Em sua homilia, na Catedral da Diocese de Uruaçu, Dom Messias, disse ao povo que pastoreia: “Jesus é o rosto da Misericórdia do Pai. Jesus se aproximou e aproxima várias vezes dos pecadores. Ele quer e está em nosso meio”.
Dom Messias ainda convidou a todos os diocesanos para que “haja uma grande renovação em nossa Diocese, onde todas as paróquias, todo o povo de Deus venha em peregrinação a esta Catedral ou ao Santuário de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém, para passar pela Porta Santa e, arrependidos clamar ao Senhor por misericórdia”.
Também, exortou a todos os ouvintes a praticarem devotamente as obras de misericórdia espirituais e corporais. E ao fim da celebração deu a benção apostólica com indulgência, benção que o Papa permite que os bispos a conceda em suas dioceses.
Estiveram presentes na santa cerimônia os padres Dioclésio, Thiago, Wolney e Rogério, todos os seminaristas da Diocese e grande número de fieis que participavam do acontecimento com muita alegria, esperança e fé em Deus e em sua Infinita Misericórdia.
Waschington Rodrigues (seminarista) com Pascom Diocesana