Candidatos ao Diaconato Permanente recebem Leitorato

Candidatos ao Diaconato Permanente recebem Leitorato

No último domingo, 03, às 9h da manhã, aconteceu na Catedral Santa Ana, de Uruaçu, a Santa Missa Solene. Na celebração, foi conferido aos dezoito candidatos admitidos ao Diaconato Permanente desta mesma diocese o ministério do Leitorato.

Nilto, Francisco, Osmair, Raimundo, José Sérgio, Josan, Diancarlos, Elenildo, Flávio, Girlan, Nivaldo, Silvio, Carlos, José dos Santos, Ednaldo, Valdemi, Odair Paraiso e Wilian Vianei, todos de cidades da mesma diocese, mas com estudos e formação na cidade de Uruaçu.

Presidida por Dom Messias dos Reis Silveira (Bispo Diocesano), e concelebrada pelos formadores da Escola Diaconal São Lourenço, Pe. Elias Silva (diretor da Escola Diaconal), Pe. Thiago Alvarino (diretor espiritual) e Pe. Francisco Agamenilton (diretor acadêmico do curso de Teologia da Escola Diaconal).

Na sequência, após a proclamação do Evangelho, Dom Messias chama cada candidato pelo nome, que espontaneamente responde “presente”, externando assim seu consentimento ao referido ministério. Segue-se a homilia e posteriormente o rito de conferência do Leitorato.

Cada candidato é chamado pelo nome completo, ajoelha-se perante o Bispo e recebe de suas mãos as Sagradas Escrituras, pronunciando as palavras de exortações e compromisso, concluindo com um beijo do candidato na Palavra de Deus. Em seguida, todos os candidatos se ajoelham e, pela imposição das mãos do Bispo, lhes é conferido o Espírito Santo, selando o novo ministério recebido.

A Missa segue normalmente. Após a oração final, o novo Leitor instituído, Wilian Vianei, faz uma breve retrospectiva da caminhada vocacional dos candidatos desde 2014 até 2017 e, em breves palavras, segue com os agradecimentos aos presentes e a Dom Messias.

Por fim, Pe. Elias Silva faz a leitura da ata, acerca da respectiva solenidade, assinada por todos os candidato para fins de documentação comprobatória da Cúria Diocesana.

O Leitorato é o segundo ministério recebido por aqueles aspirantes ao sacerdócio e candidatos ao diaconato permanente, antecedido pela solenidade da Admissão e precedido pelo Acolitato. A cada ministério recebido o candidato ou seminarista se aproxima do altar do Senhor com mais responsabilidades confiadas pela Igreja de Cristo.

Wilian Vianei dos Santos

Candidato ao Diaconato Permanente da Diocese e Uruaçu – GO