Conser: expressão da comunhão da Igreja no Regional Centro-Oeste

Presidente faz balanço positivo da reunião do Conselho Episcopal Regional
Realizada nos dias 27 a 30 de março, na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB, a primeira reunião do Conser (Conselho Episcopal Regional) deste ano, teve diversos momentos marcantes, como a homenagem ao arcebispo emérito de Goiânia, Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, que faleceu no dia 28 de fevereiro.
Em entrevista, o bispo de Uruaçu e presidente do regional, Dom Messias dos Reis Silveira, disse que Dom João Wilk, na homilia, resgatou marcas profundas da vida de Dom Antonio. “Foi muito bonito ouvi-lo fazer o apanhado da vida e testemunho do nosso irmão, de modo que as suas lembranças levaram-no a se emocionar e a todos nós presentes”, afirmou. Segundo o presidente, a homenagem expressa a unidade dos bispos do regional.
Foi emblemática também nesses dias, a visita do núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, que permaneceu no Conser durante a manhã do dia 28 de março e almoçou com os bispos logo em seguida. “Foi uma presença fraterna, ouvindo, conversando com os bispos, apresentando suas inquietações e alegrias. Tê-lo entre nós foi muito importante porque o núncio representa o nosso papa no Brasil e suas palavras também manifestaram a comunhão do Santo Padre com os bispos nesta porção da Igreja no Centro-Oeste”, avaliou Dom Messias.
No segundo dia de encontro, o homenageado foi o arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sergio da Rocha, criado cardeal pelo papa Francisco em novembro do ano passado, véspera do encerramento do Jubileu da Misericórdia. “Ter Dom Sergio em nosso regional é uma alegria, sobretudo porque ele também representa esta comunhão da Igreja. Sabemos que ele, agora tão próximo do papa, pode levar nossas inquietações, alegrias e trazer também esses sentimentos para nós”. Ainda segundo Dom Messias, a criação do cardeal significa que “Deus olhou para ele com graça e, por meio do papa concedeu-lhe este título”.

Discussões e encaminhamentos
O Conser também é o encontro propício dos bispos para discutir pautas pertinentes à vida da Igreja no Regional Centro-Oeste. Por isso, eles abordaram nesses dias temas relacionados à administração e finanças do regional. As informações foram apresentadas pelo secretário executivo, padre Eduardo Luiz de Rezende. Já ficou definido também o calendário do segundo semestre.
Dom Messias trouxe, da Diocese de Uruaçu, inquietações referentes às solicitações de certidão de 1ª Eucaristia. Analisando o tema, os bispos chegaram à conclusão de que não há necessidade da emissão deste documento. Segundo Dom Messias, as pessoas têm solicitado a certidão para anexar ao processo de matrimônio. Ele também apresentou algumas discussões que aconteceram no último Conselho Permanente, encontro que acontece em Brasília e reúne todos os presidentes de regionais e comissões da CNBB, entre elas, a preocupação da entidade com a questão do aborto que está em análise no Supremo Tribunal Federal (STF). “A CNBB tem tomado parte nesta discussão com a emissão de notas, mas também por meio de diálogos com os ministros. Temos feito um trabalho silencioso bem interessante”, informou. A questão do Acordo Brasil Santa Sé também foi apresentada.
Com relação ao site do regional, o presidente motivou os bispos a enviem, sempre que possível, por meio de seus setores e departamentos de comunicação, conteúdos para serem publicados. O curso de Mestrado em Direito Canônico foi outro tópico que entrou na pauta. A formação destinada para padres, religiosos e o público leigo em geral deve começar sua primeira turma em agosto deste ano. Já há previsão de 20 alunos para essa primeira etapa. Fazendo suas considerações finais sobre o evento, Dom Messias avaliou positivamente o Conser. “Foi um encontro fraterno, sereno e concluímos alegres e esperançosos”. Sobre a próxima reunião, ele comentou por que Iniciação à Vida Cristã foi o tema escolhido. “Da iniciação cristã depende a caminhada e o sustento do cristão. Além disso, queremos trazer as discussões da Assembleia Geral da CNBB e estender para o nosso regional, de modo que estejamos em unidade e aprofundemos o tema”.
Oração dos Bispos do Regional Centro-Oeste pelo atual momento do Brasil
Os bispos aprovaram uma oração sobre o momento atual por que passa o país. Ela foi enviada a todas as dioceses e deverá ser rezada na Sexta-feira Santa. “Motivou-nos a fazer esta oração, a situação do Brasil, sobretudo com relação aos mais pobres. Representa a inquietação dos bispos que se colocam diante de Deus em oração e convida as pessoas a rezarem juntoa”, justificou. A oração deverá alcançar todas as comunidades no estado de Goiás e no Distrito Federal.
O próximo Conser acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, na sede do regional, com o tema “Iniciação à Vida Cristã”, e a Reunião Anual de Avaliação do Regional acontecerá em seguida, nos dias 24 e 25, na Casa das Irmãs de Jesus Crucificado, em Goiânia.
Fonte: http://www.cnbbco.com