Diocese de Uruaçu prepara-se para o encerramento do Ano Santo da Misericórdia

ano-santo-da-misericordia

“Alcançados pela misericórdia de Deus, sejamos sempre mais misericordiosos”

Proclamado pelo Papa Francisco, o ano Santo da Misericórdia teve início no dia 8 de dezembro de 2015 e será encerrado em Roma, na solenidade de Cristo Rei, no domingo dia 20 de novembro. Nas dioceses, a cerimônia de encerramento ocorrerá no domingo próximo, 13 de novembro, conforme calendário do Ano Santo.

Nossa diocese viveu com intensidade este ano e, com muito júbilo, prepara-se para a cerimônia de encerramento. Cada fiel da diocese é convidado a atravessar a Porta Santa e, de maneira especial, a participar da Santa Missa solene de encerramento do Ano Santo. Na ocasião, o fiel que estiver preparado, poderá lucrar a indulgência. Confira os horários das celebrações no dia 13 (domingo):

Catedral (Uruaçu)

19h – Santa Missa com cerimônia de fechamento da Porta Santa

Santuário de Nossa Senhora da Abadia (Muquém)

08h     – Abertura da 6ª Festa da Mangaba
10h30 – Reza Terço em comunhão c/Ano Jubilar Mariano a NSAparecida
11h 00 – Santa Missa c/Encerramento Ano da Misericórdia e Laudato Si
12h30 – Ritual Fechamento da Porta Santa e Dinâmica da Misericórdia
16h30 – Encerramento da Festa da Mangaba

Santuário de Nossa Senhora da Penha (Guarinos)

1. Confissões durante a semana que antecede o fechamento;
2. Reza do terço diante da Porta Santa;
3. Entrada na Igreja tocando ou beijando a Porta Santa;
4. Rito de fechamento da porta;
5. Santa Missa Solene com clamor pela indulgência.

Dom Messias, em mensagem para toda diocese nos fala da alegria de poder vivenciar o Ano Santo da Misericórdia. “Aqui na diocese tivemos várias oportunidades de vivenciar esta misericórdia e de celebrar a misericórdia divina entre nós”, disse. Confira vídeo.

Proclamação do Ano Santo da Misericórdia

“Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. ”  [1] Assim inicia-se a bula de proclamação do Ano Santo da Misericórdia, anunciado pelo Papa Francisco em 13 de março de 2015 na Basílica de São Pedro e iniciado no dia 8 de dezembro – Solenidade da Imaculada Conceição de Maria – que tem como centro a misericórdia de Deus.
“Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia. (…) Este Ano Santo iniciar-se-á na próxima Solenidade da Imaculada Conceição e concluir-se-á a 20 de novembro de 2016. ”[2] Disse o Pontífice, ao fim de sua homilia em que anunciou o ano santo.
:: Leia a bula de proclamação do Ano Santo da Misericórdia
:: Papa Francisco abre porta Santa em Roma

Ano Santo da Misericórdia na Diocese de Uruaçu

A grande novidade deste Ano Santo, é que as dioceses puderam, pela primeira vez, abrir a Porta Santa em sua Catedral e Santuários. Nos jubileus anteriores, o fiel que desejasse atravessar a Porta Santa, deveria ir a Roma. A Diocese de Uruaçu acolheu com muita alegria e dedicou muito empenho e zelo na vivência do Ano Santo da Misericórdia, contando com três Portas Santas abertas: na Catedral (Uruaçu), no Santuário de Nossa Senhora da Abadia (Muquém) e no Santuário de Nossa Senhora da Penha (Guarinos).

No desejo de auxiliar os fiéis a viverem de forma ainda mais intensa o Ano Santo da Misericórdia, a comunidade Coração Fiel em união com a Diocese de Uruaçu, celebrou nas cinco foranias, a Vigília da Misericórdia. Na oportunidade, os fiéis são convidados a participar da Santa Missa, confissão e atravessar a Porta Santa, lucrando assim, as indulgências reservadas a quem viver a espiritualidade do Ano Santo da Misericórdia. Ainda na Vigília, acontece momentos de louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento e pregação da palavra.

Confira algumas fotos:

Reveja nos posts como foi a Vigília da Misericórdia em cada Forania.
:: Vigília da Misericórdia em Goianésia – Forania São Lucas
:: Vigília da Misericórdia em Santa Terezinha – Forania São João Evangelista
:: Vigília da Misericórdia em Minaçu – Forania São Mateus
:: Vigília da Misericórdia em Mara Rosa – Forania São Marcos