Diocese promove encontro para secretários e secretárias paroquiais

Encerrou-se neste domingo, 12, o encontro diocesano para secretários e secretárias paroquiais da diocese de Uruaçu. O encontro teve início no sábado, 11, no Centro de Treinamento de Liderança, em Uruaçu, com a acolhida de Dom Messias, bispo diocesano. Para ele, a secretaria paroquial é uma porta para a Igreja. Por isso, o trabalho do secretário paroquial é também uma força evangelizadora.
A programação tinha como objetivo promover a pessoa do secretário paroquial e indicar meios para qualificar ainda mais o seu trabalho na dimensão evangelizadora e técnica. Em um primeiro momento a Dra. Geovana Mendes Baía Moisés, diretora do Fórum de Uruaçu, deu palestra sobre negociação e administração de conflitos. Em seguida, as secretárias da contabilidade responderam às várias dúvidas em torno do sistema Théos utilizado pela diocese. Em outro momento, Pe. Rogério Alves Gomes, diretor acadêmico do Seminário São José, refletiu sobre a pessoa do secretário nas suas múltiplas dimensões. Um importante tema tratado foi o Tribunal Eclesiástico e os processos ligados à nulidade matrimonial. Padre Crésio Rodrigues, doutor em Direito Canônico, orientou os participantes e indicou como a secretaria paroquial pode auxiliar de modo a favorecer o bom andamento dos processos junto ao tribunal.
Este foi o terceiro encontro de secretários e secretárias paroquiais promovido por Dom Messias. O primeiro aconteceu em 2009 e o segundo em 2015.

Pe. Francisco Agamenilton Damascena
Coordenador Diocesano de Pastoral