Diretório Litúrgico Pastoral da Diocese de Uruaçu

PCom grande alegria anunciamos que a Diocese de Uruaçu já tem o seu Diretório Litúrgico Pastoral. A sua necessidade foi sentida na Assembleia Diocesana de 2009 e, no Plano de Pastoral, ali aprovado, constou o projeto de sua elaboração. Uma comissão foi montada a qual foi coordenada pelo Pe. Wolney de Oliveira, Coordenador da Dimensão Litúrgica na Diocese. Depois de muitas pesquisas, reuniões e intensos trabalhos chegou-se a conclusão deste rico instrumento que muito ajudará nas atividades pastorais e celebrativas em toda Diocese.

Este Diretório contendo 200 páginas é composto de sete capítulos os quais abordam os assuntos referentes a teologia litúrgico pastoral, o espaço celebrativo, às orientações práticas para a pastoral sacramentaria, a celebração dos sacramentos, os sacramentais, a celebração da palavra, a música litúrgica, os ministérios e ofícios do laicato, os cultos: eucarístico e ecumênico. No Diretório os sacerdotes e agentes de pastorais e movimentos encontrarão importantes orientações que darão um norte para todas as ações formativas e celebrativas na Diocese.

Trata-se de um instrumento bastante esperando em nossa Diocese tanto por leigos, consagrados e sacerdotes. Graças a Deus o Diretório já se encontra disponível na Cúria Diocesana. Sua grande contribuição será a de orientar o como realizar as celebrações e formar os agentes de pastorais e a comunidade. A Diocese deu um importante passo com a elaboração deste texto. Deus nos ajude a acolher e a aplicar os ensinamentos contidos nele.

Dom Messias dos Reis Silveira

Bispo da Diocese de Uruaçu