Formação Pastoral Vocacional Regional – 2017

Realizou-se nos últimos dias 22, 23 e 24 de setembro a Formação Regional da Pastoral Vocacional do Regional CNBB Centro-Oeste, na Diocese de Anápolis, no Centro Catequético da Paróquia São Cristóvão. O Encontro compreendeu membros de oito dioceses, sendo estas: Brasília, Goiânia, Anápolis, Uruaçu, Rubiataba, Luziânia, Formosa e Goiás. Dentre os 77 representantes que marcaram presença estão religiosas, seminaristas, consagrados, casais e demais pessoas que se encontram envolvidas com o trabalho vocacional em suas respectivas dioceses ou nas equipes paroquiais.

O encontro foi tematizado pela seguinte expressão: “Importância e Missão das EVP’s”, abrangendo o conteúdo apresentado para todos os agentes da pastoral vocacional em todos os níveis de sua ação. Para abordar e aprofundar tão oportuno tema foi convidado como assessor dessa Formação o Pe. Geraldo Tadeu Furtado, da Congregação dos Rogacionistas, cujo carisma e missão é a dedicação pelas vocações.

Durante os quase três dias de Formação temas como “O que é a EVP?” e “Qual sua missão? quem pode dela participar? como deve atuar no âmbito paroquial de sua realidade?” pautaram as exposições do referido assessor que explanou com profundidade e praticidade aos presentes, de modo que entusiasmou a todos e cada um acerca do tema do Encontro; o que pode ser percebido nas oficinas em grupo, onde refletiram ainda com mais clareza e adaptando as exposições à realidade de cada um, a fim de que, em conjunto, encontrassem respostas ao nomeados problemas e desafios.

Na conclusão de todas as conferências foi apresentada a metodologia para construção de um planejamento paroquial para ação da EVP, a fim de demonstrar uma realidade ainda mais palpável, seja para aqueles onde a pastoral encontra-se em atividade e com pleno apoio por parte dos vários níveis paroquiais, seja onde os desafios parecem superar o entusiasmo dos membros.

Ao fim de todas as atividades, ficou expressa a gratidão de todos os formandos para com a equipe da Pastoral Vocacional Diocesana de Anápolis, organizadora do Encontro, sob a coordenação da equipe Regional, na pessoa do Bispo diocesano, Dom João Wilk, que se fez presente na Formação; como também agradeceram aos padres da Paróquia São Cristóvão e às equipes auxiliares pela realização do encontro.

Confira fotos:

Pe. Elias Silva