Pe. Elias, sacerdote da Diocese de Uruaçu, é eleito presidente nacional da Pastoral Vocacional

7e58113966c67085953dd45e2ed189c9_XLDurante reunião Nacional da Pastoral Vocacional (PV), realizada nos dias 29 e 30 de março, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, Pe. Elias Aparecido da Silva, sacerdote da Diocese de Uruaçu, foi eleito presidente nacional da Pastoral Vocacional. Já empossado na manhã desta quinta-feira (31), terá um mandato de quatro anos. Será o primeiro presidente a nível nacional, pois, até então, a Comissão de ministros ordenados e vida consagrada é que organizava o setor vocacional. Atualmente, Pe. Elias é diretor do Centro Vocacional Beato João Paulo II (Diocese de Uruaçu) e presidente da Pastoral Vocacional na Regional Centro-Oeste.

Entrevista

A PASCOM da Diocese de Uruaçu entrevistou o Pe. Elias, que falou para nós sobre a eleição, a Pastoral Vocacional na Diocese de Uruaçu e sobre vocação. Confira:

PASCOMQual o sentimento do senhor e expectativas com a eleição

PE. ELIAS: Primeiramente é um sentimento de responsabilidade. É o primeiro presidente a nível nacional que a Pastoral Vocacional terá. Até então, a Comissão de Ministros Ordenados e Vida Consagrada é que organizava o setor vocacional. Mas viu-se a necessidade da criação de uma presidência específica para a pastoral, foi quando ocorreu esta primeira eleição. É uma grande obra, tem uma grande necessidade e exige de nós disponibilidade. Responsabilidade e confiança em Deus, confiar que Ele tudo pode e nos capacita e alegria em poder servir nesta causa que eu tanto amo que são as vocações.

PASCOM – Conte-nos um pouco da trajetória da PV na Diocese de Uruaçu.

PE. ELIAS: Na Diocese de Uruaçu, a atividade vocacional vem desde Dom José que é um grande animador vocacional, que a diocese colheu bons frutos de seu trabalho. Hoje, com o trabalho de Dom Messias, que é o grande promotor vocacional da nossa diocese, minha missão é colaborar com as vocações.

Hoje estou à frente na diocese do centro vocacional, que não se preocupa somente com a vocação do ministério ordenado, mas também com as outras vocações, vida religiosa, leigo consagrado, matrimonial, as vocações na igreja. Na perspectiva de promover a cultura vocacional surge os momentos que são os encontros vocacionais, masculinos, femininos, eventos como Despertai, CD Vocacional. Todos estes eventos são para promover a cultura vocacional e rezar pelas vocações. Mas a pastoral vocacional na Diocese de Uruaçu não são somente os eventos. Temos os grupos nas paróquias, missas vocacionais, visitas, é um emaranhado de ações. A pastoral vocacional está organizada assim, com nossas limitações, mas sempre tentando que o tema vocacional chegue e desperte o coração dos nossos jovens.

PASCOM – Dom Messias abençoa esta eleição e nos disse que o senhor permanece na diocese. Qual o coração do senhor com a benção do bispo e como será o trabalho daqui para frente?

PE. ELIAS: Um coração de esperança por ter a benção de Dom Messias. De fato, permaneço em Uruaçu com os trabalhos vocacionais e também no Regional Centro-Oeste.

Na presidência nacional, estarei junto com Dom José Roberto Palau, bispo auxiliar de São Paulo e referencial da pastoral e também com a comissão: padre José Eduardo, da Diocese de Campinas (SP), eleito secretário nacional, e o padre Eliseu Donizete de Paiva, da Arquidiocese de Mariana (MG), novo vice-presidente. Tudo isto é esperança. Muitos projetos, alguns novos e outros que já vinham sendo gestados, mas é esperança, e também confiança neste Jesus que ama e chama, esta é a grande motivação.

PASCOM – Deixe uma mensagem à Diocese de Uruaçu e a todo Brasil sobre as vocações

PE. ELIAS: Como mensagem a todos vocês, eu quero apenas lembra-los do pedido que Jesus fez: que envie operários para sua messe. Deus não deixa de chamar, Deus nunca deixa de chamar por que Ele nunca deixa de amar. A minha mensagem é, reze pelas vocações, reze pela sua vocação. Peço oração pela minha missão na diocese, na regional Centro-Oeste, e agora no nacional.

Atividades do setor vocacional em Uruaçu

Conheça algumas das atividades da Pastoral Vocacional na Diocese de Uruaçu.

Despertai 2016

despertai-2016

Acesse o SITE E FACEBOOK

CD Despertai

festival vocacional uruacu 2festival vocacional despertai

Acesse o SITE

Pastoral Vocacional

topocvd2

Acesse o SITE E FACEBOOK

Sobre Pe. Elias

Pe. Elias Aparecido da Silva, nascido aos 21 de agosto de 1982, foi ordenado no dia 07 de julho de 2012 pelas mãos de Dom Messias dos Reis Silveira, bispo da Diocese de Uruaçu. Atualmente, Pe. Elias é Diretor do Centro Vocacional Beato João Paulo II e presidente da Pastoral Vocacional na Regional Centro-Oeste.