Um tempo novo para a Juventude!

francisco“Nunca o esqueçamos, porque o Espirito do Senhor se recorda sempre de cada um e quer, em particular mediante vós, jovens, suscitar no mundo o vento e o fogo de um novo pentecoste”. (Papa Emérito Bento XVI) Nas sagradas escrituras a confiança que o Senhor deposita nos jovens é muito grande, ele acredita e confia verdadeiramente em nós jovens: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o maligno” (I João 2, 14). A proposta do Senhor para a juventude é sempre ousada, é sempre de ir além, de lutar e de se tornar exemplo para uma comunidade: “Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade” (I Timóteo 4, 12). Estamos rumo ao jubileu de ouro da RCC, onde celebraremos os 50 anos de história da Renovação Carismática Católica no mundo e o Senhor tem levantado a igreja nesses últimos tempos os jovens SENTINELAS DA MANHÃ, que anunciam a chegada do sol que é nosso Senhor Jesus Cristo. Muitos foram os Moisés que nos antecederam, jovens que tiveram a coragem de doar sua vida em prol da evangelização e também de difundir este movimento no seio da Santa Mãe Igreja; e eis que o Senhor tem convocado jovens que a exemplo de Josué assumirão essa nova missão, fazendo parte da história dos cinquenta anos deste movimento e levando consigo o fogo do Espirito Santo que queima em seus corações. Em nossa Diocese de Uruaçu, não tem sido diferente, inúmeros jovens tem despertado a vocação de ser igreja, jovens que estão lutando pela construção da civilização do amor. Com isso tivemos na cidade Hidrolina-GO a graça da implantação do projeto SENTINELAS DA MANHàem nossa diocese, nos dias 16, 17 e 18 de janeiro do presente ano, onde tivemos a presença dos coordenadores paroquiais do Ministério Jovem e seus respectivos membros de núcleo; projeto este, sonhado por São João Paulo II aos jovens e que se concretiza também no nosso meio.
O que é um Sentinela? Sentinela é um soldado armado que se coloca próximo de um posto para o guardar. São João Paulo II virou referência para nós jovens, na qual deixou uma herança, um legado, foi um dos homens mais extraordinários da história da igreja, mas a sua identificação com a juventude é algo indescritível. “Amados Jovens, é chegada a hora, é o vosso turno de ser os Sentinelas da Manhã (Is. 21, 11-12) que anunciam a chegada do sol que é Cristo Ressuscitado” (João Paulo II Mensagem para a XVII Jornada Mundial da Juventude, Castelgandolfo, 25 de Julho de 2001). “O projeto de Deus para o Ministério Jovem nos tempos de hoje é que ele se eleve como o cedro do Líbano, crie raízes e aprofunde-se para que nenhuma tempestade ou ventos fortes venha abalá-lo. A geração Sentinelas da Manhã que Jesus está chamando hoje não é uma geração de aparência externa ou de destaque. Jesus precisa que sejamos constantes em nosso crescimento e o crescimento vai dar-se pela Oração Pessoal, Sacramentos, Adoração e Eucaristia. É momento do Ministério Jovem crescer em sua estatura, a moção do Sentinela da Manhã não é moção de oba-oba”. (Reginaldo Pereira)
O projeto Sentinelas da Manhã não é pra ser vivido como um modismo, que hoje eu sou e amanhã já não sou mais, não é simplesmente um título, e sim uma decisão de vida, aquele que se decide ser um Jovem Sentinela da Manhã, se decide também por um projeto de vida pessoal (PVP), tal projeto que deve ser vivido diariamente:Ser um jovem-sentinela da manhã, não é um modismo, mas significa assumir uma vocação confiada a juventude. E isso só é possível com uma orientação de toda a nossa vida para a vivência do Evangelho e do seguimento de Jesus cristo, através de um projeto de vida bem definido. É certo que Deus tem um projeto para cada um de nós, em seu Filho Jesus Cristo, mas, esse projeto precisa ser assumido conscientemente e nós mesmo temos que colaborar para a sua concretização, elaborando o nosso projeto de vida pessoal, em cima daquilo que sentimos Deus nos chamar. O senhor chama a juventude, pela voz da Igreja, a “fazerem-se Sentinelas da manhã”. Podemos ter o conceito do que é ser um sentinela, e a explicação do porque a Igreja nos chama assim, mas a sua concretização passa pela organização da nossa vida visando esse ideal. Se não for assim, correremos o risco de nos perder no meio do caminho. Por isso o Ministério Jovem da RCC- BRASIL quer ajudar os jovens a corresponderem a sua vocação de Sentinelas da Manhã e apóstolos da efusão do Espírito Santo, através do Projeto de Formação Sentinelas da Manhã, que apontará um caminho de formação, que sem perder a dinâmica carismática, estimulará os jovens em cada passo do processo a construírem seu projeto de vida pessoal. Avancemos, sem medo nesse ideal”! (Sentinelas da Manhã – Um Tempo Novo Para Juventude). Diante dessa realidade de disseminação deste projeto, já vivemos a expectativa do XVIII Congresso Diocesano do Ministério Jovem (CDMJ), onde com a graça de Deus, com presença do Filho e a ação do Espirito Santo será enraizado por toda Diocese de Uruaçu o projeto SENTINELAS DA MANHÃ. Este ano o congresso acontecerá na Paroquia Nossa Senhora de Fátima nos dias 01, 02 e 03 de maio na cidade de Goianésia-GO. Por fim, mas não menos importante trago a luz de uma profecia dada por nosso Senhor Jesus Cristo e alguns pedidos feitos por Nossa Senhora no encontro Sentinelas da Manhã que aconteceu em Hidrolina no mês de janeiro desde ano: Profecia: “Meus filhos eu vos levanto para que com raios de fogo incendeiem essa diocese. Com minha mão poderosa não temeis, pois estou convosco.”
Pedidos de Nossa Senhora: Oração, Mansidão, Escuta, Renuncia, Paciência, Calmaria e Silencio.” É chegado o tempo, sigamos destemidamente, pois já iniciamos um novo tempo de missão na nossa diocese: Paz e Fogo!

Ministério Jovem Diocesano – RCC – Uruaçu-GO