Comissão lançará na próxima quinta-feira, 13, caderno de enfrentamento ao tráfico de pessoas

0
99

  

“Uma destas feridas abertas mais dolorosas é o tráfico de seres humanos, uma forma moderna de escravidão, que viola a dignidade, dom de Deus em tantos dos nossos irmãos e irmãs”  (Papa Francisco)

Com objetivo de reforçar uma das ferramentas para o enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEPEETH) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o apoio da Conferência Episcopal Italiana, lança o Caderno – Nas Trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O caderno é parte das ações que mobilizam as pastorais, movimentos, coletivos e organizações que atuam nos processos de formação para enfrentar o Tráfico de Pessoas no Brasil. O instrumento fortalece as redes de enfrentamento, sobretudo neste cenário em que o país atravessa crises sociais, políticas econômicas e ainda convive com a pandemia da Covid-19.

Para a Comissão de Enfrentamento da CNBB, a publicação tem a capacidade de sensibilizar a sociedade através da formação e informação:

“É necessário que a sociedade tenha conhecimento deste crime que é considerado o terceiro maior comércio ilícito no mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas. O Tráfico de Pessoas é a escravidão moderna deste século. No Brasil o grito das vítimas praticamente foi silenciado pelo poder do crime organizado durante a pandemia da Covid-19, por este e outros motivos é necessário formar e informar para denunciar”.

O caderno segue o método VER, JULGAR e AGIR e apresenta conceitos, modalidades e indicações para a cultura do cuidado. Em todos os temas a publicação apresenta indicações e debates para proporcionar interações nos grupos de estudos. O conteúdo do Caderno foi enriquecido com ilustrações e infográficos que facilitam a compreensão. Os recursos deixaram o tema com uma certa leveza para ser estudado, embora o tema seja “pesado”.

A publicação do Caderno “Nas Trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” têm contribuição das parcerias da Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (ASBRAD), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Rede Um Grito pela Vida e apoio da Conferência Episcopal Italiana.  

A publicação terá versões impressa e digital.  Na versão impressa, que será distribuída para os regionais da CNBB, os leitores poderão acessar outros conteúdos indicados no caderno através de QR-codes, basta apontar a câmera do celular e assistir documentários ou reportagens. Na versão digital, que estará disponível no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a partir do dia 13, os leitores também poderão acessar as indicações com facilidade.

Fonte: CNBB