Regional Centro-Oeste deve formar equipe para a animação bíblica

Comunicação é outra prioridade na Igreja em Goiás e no Distrito Federal

Em vista da formação dos futuros ministros catequistas do Regional Centro-Oeste da CNBB, esta porção da Igreja deverá contar muito em breve com uma equipe para a animação bíblica. A informação foi concedida por Dom Waldemar Passini, bispo de Luziânia (GO), referencial para a animação bíblica catequética e presidente do regional, durante a última reunião do CONSER (Conselho Episcopal Regional) que aconteceu nos dias 25 a 28 de outubro, no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia. “Na última Assembleia Geral da CNBB, nós bispos aprovamos um documento e, embora ele ainda não tenha sido publicado, nós já começamos a encaminhar as questões relativas a essa animação e à formação da equipe regional para a animação bíblica com o intuito de dar os primeiros passos para a formação dos futuros ministros catequistas”, disse o bispo em entrevista.

Outra discussão do evento, que reúne todos os bispos do Regional Centro-Oeste, foi com relação à comunicação. Segundo Dom Waldemar, trata-se de um ponto muito importante e prioritário para a Igreja. “Nós precisamos cada vez mais ter uma comunicação que reflita a nossa comunhão, manifeste a nossa unidade. A comunicação na Igreja não pode fomentar divisões, mas atuar pela comunhão, como na Trindade Santa”, afirmou. Ele destacou que é muito necessário a produção de uma comunicação que seja eficiente. “Nós queremos uma Igreja que se comunica cada vez mais e melhor, com mensagens que cheguem aos corações, levando a doutrina com clareza e testemunhos que animem para a decisão por Jesus Cristo, por segui-lo de perto, uma comunicação que convide ou até convoque a um compromisso pessoal e comunitário com o tempo em que vivemos”.

3º Ano Vocacional do Brasil
Um terceiro aspecto discutido pelos bispos do Regional Centro-Oeste foi o 3º Ano Vocacional do Brasil, cujo tema é “Vocação, graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), inspirados no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O Ano temático terá início no próximo dia 20 de novembro, Solenidade de Cristo Rei e será concluído na mesma solenidade no próximo ano.

Conforme disse Dom Waldemar, a Igreja no Regional Centro-Oeste, em comunhão com a Igreja no Brasil, irá animar o Ano Vocacional com o objetivo de “reencantar os jovens com a vocação ao matrimônio, à vida consagrada, religiosa, laica, sacerdotal, e depois, essa espécie de vocação aos ministérios como a gente começa a falar agora da vocação do ministério do catequista e outros ministérios da Igreja. Todos somos chamados a viver na Igreja, como Igreja a serviço das comunidades e a serviço de toda a sociedade. Essa alegria do chamado deve perpassar todo o Ano Vocacional no Brasil e no nosso regional”.