A Diocese de Uruaçu recebeu com júbilo, as Irmãs Missionárias da Caridade para o início de um trabalho em Uruaçu. Tudo começou quando, há cerca de cinco meses, em conversa com nosso bispo Dom Giovani, ele acenou a possibilidade de convidar as conhecidas Irmãs de Madre Teresa de Calcutá para a diocese e, em seguida, vieram duas delas conhecer um pouco as periferias da cidade, em vista do carisma que lhes é próprio.

Em fevereiro, o bispo recebeu notícias de que elas aceitariam começar uma missão, apontando o lugar escolhido, o Setor Vitória, onde havia começado a comunidade São Francisco de Assis há cinco anos, por ocasião da inauguração de quatro conjuntos de casas populares, hoje com cerca de 650 residências, território da Paróquia São José Operário. Em acordo com nosso bispo e o Conselho Econômico paroquial, a Paróquia São José Operário disponibilizou a casa que havia comprado há três anos para alojamento das religiosas. A diocese assumiu parte da reforma e adaptou a área da frente para fins de celebrações eucarísticas com a Comunidade local. Vários sacerdotes e leigos foram generosos participando da campanha pelos móveis e utensílios domésticos.

Como se nota, em pouco tempo a missão começou. No dia 24 de maio, Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, chegaram quatro religiosas que foram acolhidas e se instalaram no local, ainda precário, mas com as condições básicas como suporte do trabalho sócio pastoral que a referida congregação desenvolve, em várias partes do mundo. São duas de Portugal (irmã Maria do Carmo e irmã Cáritas), uma de Uganda (irmã Kizito) e uma do México (irmã Maria Esperanza).

A Missa de acolhida foi presidida na Paróquia São José Operário na segunda-feira, às 19h por Dom Giovani, concelebrada por sacerdotes, com a presença de irmãs Dominicanas, membros consagrados da Missão Maria de Nazaré, Fraternidade Mariana da Divina Misericórdia e alguns fiéis do Setor Vitória. “É um privilégio para nós, diocese e Paróquia São José Operário, poder contar com a presença deste belíssimo carisma de serviço aos mais pobres, à Igreja, a Deus nosso Senhor. Uma obra “among poorest of the poor”, como gostam de expressar: entre os mais pobres dos pobres. Estamos impressionados com o despojamento e a alegria estampada no rosto destas irmãs, elas têm mesmo a maior riqueza que se possa desejar, Jesus Cristo, e o dom do amor aos necessitados que vão encontrando pelas ruas”, afirmou o pároco da Paróquia São José Operário, padre Crésio Rodrigues da Silva.

Conforme um simples Convênio, firmado entre o bispo Dom Giovani Carlos, e a superiora regional, Maria do Carmo MC, inicialmente a missão ocorrerá uma semana por mês, sob a responsabilidade da comunidade de Irmãs residentes em Brasília. “Agradecemos ao bispo pela agilidade e interesse, bem como a disponibilidade das religiosas ao aceitarem tal desafio. Rogamos ao Espírito Santo a confirmação da bênção sobre estas missionárias e sobre a comunidade onde elas atuarão”, concluiu padre Crésio.

Com informações e fotos de Pe. Crésio Rodrigues

Veja mais fotos