O que é Visita “ad limina apostolorum”?

Sucedendo os Apóstolos, cada Bispo Diocesano governa a Igreja que lhe é confiada com poder legislativo, executivo e judiciário, de acordo com o direito, e representa esta porção do Povo de Deus no âmbito eclesiástico e civil.

Entre seus deveres está o de apresentar um relatório a cada 5 anos sobre sua diocese ao Santo Padre, como ordena o cânone 400§1. No ano em que é obrigado apresentar o relatório ao Sumo Pontífice, salvo determinação contrária da Sé Apostólica, o Bispo diocesano deve ir a Roma para venerar os sepulcros dos Apóstolos Pedro e Paulo e apresentar-se ao Romano Pontífice.

Tal dever é conhecido como “Visita ad limina apostolorum”. E, quando o Bispo está impedido (enfermo, exilado) ou a Diocese está vacante (por morte do bispo ou transferência), o Administrador Diocesano cumpre esta tarefa indo a Roma, com o mesmo objetivo.

Em que consistem os três objetivos da visita? 1) Expor a situação pastoral da diocese, contemplando aspectos como: evangelização, administração dos sacramentos, as paróquias, seminário, Tribunal eclesiástico, a questão financeira, elementos culturais e outros; 2) Venerar o príncipe dos apóstolos e ao apóstolo dos gentios: momentos de oração e celebrações da fé junto a seus túmulos; 3) Apresentar-se ao Papa: expressar religioso afeto ao sucessor de Pedro a quem Jesus constituiu primeiro entre os iguais (Mt. 16,18).

Nesta ocasião se faz, em grupos organizados, a visita aos dicastérios da Cúria Romana, organismos de governo do Papa. Ali, o prefeito da correspondente congregação faz uma explanação de como funciona o referido instituto, a serviço da Igreja católica de todo o mundo, em determinado assunto; os bispos interagem tirando dúvidas e fazendo suas proposições, aperfeiçoando o sistema de unidade querido por nosso Salvador.

O administrador de nossa Diocese recentemente fez muito bem esta tarefa, e estamos agradecidos pela garantia histórica de pertença a Igreja de Jesus que segue atuando no mundo sob a infusão do Espírito Santo.

Pe. Crésio Rodrigues
Vigário Judicial da Diocese de Uruaçu

Existem normas para o Batismo?

Maria Santíssima no Código canônico

Liberdade Religiosa

O que o Direito Canônico tem a ver com a Pastoral?

Como surge um sacerdote?

Como ocorre a substituição de um bispo diocesano?