Encontro Vocacional Feminino Diocesano foi realizado em Uruaçu

No dia 12 de junho, a Pastoral Vocacional da Diocese de Uruaçu, realizou das 8h às 17h, o FIAT – “Encontro Vocacional Feminino Diocesano”. Aconteceu nas dependências do Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Uruaçu (GO).

O encontro reuniu sacerdotes, religiosas e jovens da Diocese de Uruaçu. Foi organizado pelos coordenadores da Pastoral Vocacional Diocesana, padre Ricardo Henrique, vigário paroquial da Paróquia São José Operário, em Uruaçu; a irmã Cátia Silene, dominicana da Congregação de Santa Catarina de Sena e a irmã Solange Maria de Carvalho, dominicana de Santa Catarina de Sena e coordenadora do encontro.

Nosso bispo diocesano, Dom Giovani Carlos, marcou presença e presidiu a celebração da Santa Eucaristia, às 11h da manhã, na capela do Colégio Nossa Senhora Aparecida. O bispo diocesano exortou na homilia que o Coração de Maria não possuía a mácula da discórdia com Deus, pois tinha referência porque era a escrava do Senhor e entregou sua vida a Ele. E no silêncio, Maria guardou todas as coisas em seu coração.

Explanou que “a melhor forma de discernir uma vocação é ouvir o Senhor, pois Deus sempre chama. A nossa vocação não está tanto no que é externo no primeiro momento, mas na oração e na escuta. Depois vem os fatores externos. É difícil para quem não aprende e não sabe escutar o Senhor, para quem não tem vida de oração e intimidade com Jesus Cristo porque é o Senhor quem nos chama. O Senhor nos precede sempre. Quando falo que o Senhor nos precede é algo que é até sacramental. Lutero dizia assim: ‘O homem, uma pessoa quando vai à confissão não é para ser perdoado, mas porque já foi perdoado’. Visto que a graça me precedeu. Pois, aquele momento que a pessoa diz: eu preciso me confessar já é graça. Afinal, Deus já perdoou aquela pessoa. Ele já colocou no coração dela para se confessar. O Senhor te chamou e Ele sempre nos precede”, explicou o bispo.

Dom Giovani destacou que a “vocação é oração”. Jesus sobe à montanha e reza a noite toda antes de chamar os discípulos. A vocação dos discípulos é fruto de oração. Continuando disse: “Tem vida de oração, tem vocação. Tem vocação, tem vida intensa de oração. Fidelidade ao carisma tem vocação. A vocação é fruto de oração. Não é fruto de outra coisa. Logo, os dois entram em sintonia. Então, o que pedimos hoje para Deus pela intercessão do Imaculado Coração de Maria? Pedimos um coração que escuta, um coração que está atento”.

Posicionar-se que, “os sinais não são tão importantes se antes não ouvir. O primeiro passo é aprender a escutar O Senhor como o fez Maria. Portanto, o que pedimos para ela hoje: ‘Um coração que escuta, que está atento, que está atento à voz do Senhor, quer dizer: para que toda mácula de barulho, também de pecado saia do nosso coração,” expressou Dom Giovani. Finalmente concluiu: “Neste sentido, pedimos ao Senhor por intercessão de Maria e seu Imaculado Coração: ‘Dai-me Senhor um coração de escuta.’ Amém”.
Durante o encontro foram proporcionados momentos de oração, louvor, adoração, reflexão pessoal, partilha em grupo e comunhão espiritual.

Texto e fotografias: Indra Virgilia Ferreira Liah
Edição: Fúlvio Costa