Foi realizado no último sábado, dia 24 de junho, a Carpina do Largo de Santa Efigênia, uma tradição que começou no Século XVIII, tem 250 anos e remonta à época da escravatura brasileira. Quando os Frades Franciscanos Conventuais chegaram em Missão a Niquelândia (GO), no ano de 1977, conheceram esse costume religioso da região.

Normalmente os fiéis têm o costume de chegar cedo para a Santa Missa e depois, com enxadas, cumprem o dever de carpir o terreno da igreja. Após cortada, a vegetação (que é considerada benta pelos fiéis) o povo de Deus tem o costume de levar os ramos para suas casas para fazer chá ou até mesmo para tratar de alguma doença.

A carpina marca o início dos Festejos em Honra a Santa Efigênia, que ocorre entre os dias 16 a 25 de Julho. Recebe o nome: “A carpina do Largo – a tradicional limpeza de toda a vegetação em volta da Igreja de Santa Efigênia”, que tem cunho devocional. A carpina teve origem na época da escravidão e, até hoje, os descendentes de escravos e devotos de Santa Efigênia mantêm viva a tradição. Na abertura do evento, em 24 de junho, mesmo dia da Natividade de São João Batista, acontece a celebração da Santa Missa, em seguida a carpina e, por fim, é servido um café comunitário ofertado para os devotos presentes.

Texto: Itamar Borges
Fotos: Aline Rodrigues e Valter Damas