2ª Romaria Vocacional do Regional Centro-Oeste é realizada no Santuário de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém, na Diocese de Uruaçu

No domingo, dia 13 de agosto, Dia dos Pais, aconteceu no Santuário de Nossa Senhora d’Abadia do Muquém, a 2ª Romaria Vocacional do Regional Centro-Oeste. O evento teve a presença de dioceses do regional, paróquias e comunidades. Houve Oração do Terço Vocacional e na sequência a Santa Missa que foi presidida pelo bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia e responsável pela Pastoral Vocacional do Regional, Dom Francisco Agamenilton. Alguns padres concelebraram, entre eles o Pe. Paulo Henrique, coordenador regional da Pastoral Vocacional, e o Pe. Ricardo Henrique, coordenador da PV da Diocese de Uruaçu.

Uma multidão de romeiros participou, bem como equipes vocacionais das paróquias e dioceses. Segundo o Pe. Paulo Henrique, foi um dia especial para consagrar todas as vocações, os trabalhos, as equipes vocacionais e os vocacionados a Nossa Senhora D’Abadia. Já o Pe. Ricardo destacou que a iniciativa é um convite do próprio Senhor que nos convoca a não termos medo, a não fraquejarmos e darmos o nosso sim e os nossos passos a ele e à sua voz.

Dom Francisco Agamenilton destacou que a iniciativa reflete o agradecimento da Pastoral Vocacional a Nossa Senhora por todas as vocações recebidas de Deus em nosso regional. “Assim como quisemos estar na Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, para agradecer pelas vocações do nosso regional e consagrar ao Divino Pai Eterno essas vocações, quisemos também ir ao Santuário de Nossa Senhora D’Abadia para fazer o mesmo, agradecer a Nossa Senhora pelos dons que Deus faz em nossa Igreja no Regional, e pedir a bênção dela e a sua proteção para todos nós os vocacionados e pelas várias iniciativas vocacionais em nosso regional de modo que consagramos a ela todo esse trabalho”, disse.

Na homilia, Dom Agamenilton enfatizou o tema do Ano Vocacional: “Vocação, graça e missão” evidenciando que a salvação que Jesus realiza em nossa vida é expressão do seu amor que é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. “Esse amor que é fonte de toda vocação, a vocação se compreende à luz do amor de Deus por nós, é do amor de Deus que nascem as vocações como graça e missão”.

O bispo reforçou, por fim, que os romeiros vão ao Santuário de Nossa Senhora D’Abadia para agradecer com amor por tantas graças recebidas. “Aqui somos tão amados, tão bem acolhidos por Nossa Senhora, portanto, diante de tanto amor de Nossa Senhora, como não responder com amor? Como não voltar para as paróquias e não assumir a nossa missão? Seria quase que uma injustiça para com Nossa Senhora D’Abadia receber o seu amor e não distribuí-lo por meio da missão, da vivência da nossa vocação, do nosso assumir o dom que Deus nos deu e nos empenharmos nos vários ministérios pastorais, movimentos, serviços em nossas igrejas particulares. Amor recebido, amor distribuído por meio da vivência da vocação”, refletiu.

A missa aconteceu de maneira muito positiva e Dom Agamenilton aproveitou para agradecer a Dom Giovani Carlos, bispo diocesano de Uruaçu, e ao Pe. Aldemir, reitor do Santuário por terem acolhido a Pastoral Vocacional do Regional Centro-Oeste. Além das presenças já citadas, a Romaria contou ainda com a participação das Irmãs de Madre Teresa, Comunidade Coração Fiel, famílias, casais e um grande número de fiéis. A iniciativa faz parte das atividades em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil.