Após dois anos de suspensão, Retiro para casais é realizado na Diocese de Uruaçu

O evento foi ministrado pelo padre Dioclésio, com o tema ‘Matrimônio – Santificação e Missão’

O fim de semana foi de muitas bênçãos vivenciadas através do primeiro Retiro das Equipes de Nossa Senhora de 2021, realizado pela Diocese de Uruaçu. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento de Lideranças (CTL), em Uruaçu, e contou com a presença de 23 casais equipistas das cidades de Barro Alto, Estrela do Norte e Uruaçu. Foram quase 20 horas de ensinamentos, ministrados pelo padre Dioclésio de Sousa Rios.

O tema do Retiro foi “Matrimônio – Santificação e Missão” enfatizando que o casal, ao receber o Sacramento do Matrimônio, deve viver a conjugalidade no Cristo, e tornar sinal visível do amor de Deus no mundo. Além de reforçar que a missão de um casal é ser testemunha das maravilhas de Deus na terra.

O casal Marcelo e Simone foram um dos participantes da primeira edição do Retiro de 2021, eles relatam que tinham dificuldades em frequentar essa atividade, porque tinham a visão que o encontro seria marcado apenas por um tempo de silêncio. “Era uma barreira imensa. Quando chegou o dia fomos ao Retiro, e foi extraordinário, desde a recepção já sentia o toque de carinho, o capricho da organização, a alimentação tinha sabor de amor. A minha dificuldade se tornou em uma imensa alegria que agora fico no desejo de outro retiro”, diz Simone.

Marcelo falou um pouco dos ensinamentos passados pelo padre Dioclésio e sobre as lições que ele leva para o seu matrimônio. “O estudo com o padre Dioclésio foi uma riqueza. Ele nos ensinou que temos que ter o cuidado, zelo com o nosso matrimônio, na capela teve orações de imensa entrega, de lavar a alma. Aprendemos que Deus quer a gente como somos”, expressa.

O casal responsável Gilda Maria da Silva Santana e Rodrigo Silva Santana, contam da alegria em proporcionar o Retiro a esses casais e relembra dos momentos de angústias deixadas pela pandemia da Covid-19. “Foi uma alegria enorme vivenciar o encontro com Deus e também com os irmãos. Era visível o entusiasmo de poder olhar uns para os outros, rezar juntos, escutar, estar próximo, mesmo mantendo o distanciamento e usando as máscaras. Louvamos a Deus porque não estivemos sozinhos no meio desta tempestade da pandemia. Cada casal contou com a presença de Deus, do cônjuge, da Equipe, do Movimento e da Igreja”, relata Gilda.

Pandemia
São previstos dois retiros presenciais por ano na Diocese de Uruaçu, porém, com a pandemia essa atividade ficou suspensa desde 2019. Gilda Maria comemorou o retorno dessa atividade da diocese. “Após muitas dificuldades e mudanças de decretos finalmente nosso tão almejado retiro aconteceu. Graças a Deus tivemos uma redução nos casos de Covid-19 em nossa região, e seguindo todos os protocolos de segurança conseguimos realiza-lo”, agradece.

O Retiro do fim de semana não foi o último deste ano. Gilda divulga entusiasmada a data do próximo encontro. “Nos dias 30 e 31 de outubro teremos outro encontro, se Deus quiser”, revela.

Movimento das Equipes de Nossa Senhora
O Movimento das Equipes de Nossa Senhora é uma prática católica, constituída por casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã e da busca pela santidade. A atividade conta com alguns pontos concretos de esforço que visam a busca da santidade, dentre eles o Retiro.

Por: Ageu Macedo – Estudante de Jornalismo da PUC Goiás. Supervisão: Jornalista Fúlvio Costa.