Diocese de Uruaçu é representada por 15 sacerdotes no 38º Encontro Regional de Presbíteros

A Diocese de Uruaçu participa do 38º Encontro Regional de Presbíteros promovido pela Comissão dos Presbíteros do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) que termina nesta quinta-feira (29) em Rubiataba (GO). O evento que tem como tema “Presbítero: comunhão e missão” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) começou no dia 26. Participam 50 padres das várias dioceses do regional. A Diocese de Uruaçu é representada por 15 sacerdotes. Nosso bispo emérito, Dom José Silva Chaves, também marcou presença.

O encontro regional tem assessoria do padre Dr. Anselmo Matias Limberger, da Diocese de Santo Amaro (SP). O assessor explicou em entrevista que o tema proposto está em sintonia com o mesmo tema do Encontro Nacional de Presbíteros, que acontecerá em maio de 2020. Para falar aos padres do Regional Centro-Oeste, padre Anselmo buscou fundamentação na Palavra de Deus e nos textos patrísticos sobre o ministério presbiteral. “Percorrendo a história da Igreja percebemos as diferentes tônicas que são colocadas no ministério e na vida do presbítero”, disse.

Ele destacou que o Concílio Vaticano II retoma no Decreto Presbyterorum Ordinis, o Ministério e a Vida, e lança luzes para uma teologia madura que vai aparecer na Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis de São João Paulo II e também no Diretório para o Ministério e a Vida dos Presbíteros. “Diferentes temas são refletidos e percebemos hoje como o presbítero amadureceu na compreensão trinitária, cristológica, eclesiológica e pneumatológica do ministério presbiteral, bem como no ministério exercido em comunhão com o bispo na Igreja local”, explicou.

O assessor também enfatizou que cada padre com seu dom e carisma enriquece a totalidade da Igreja na sua função ministerial de anunciar a palavra de Deus para o povo celebrando os mistérios, os sacramentos, a centralidade da eucaristia e também levando a vida espiritual à vida plena. Padre Anselmo apontou que o foco do encontro é “Presbítero: comunhão e missão”, mas ressaltou que o evento também lança um olhar sobre a vida do presbítero. “Lançamos um olhar sobre a vida do presbítero buscando refletir sobre um projeto de santidade que está bem presente no capítulo 3 da Pastores Dabo Vobis, que convida o padre a viver santamente seu ministério junto com o povo e o presbitério na Igreja local”, concluiu.