Dom Giovani crisma sete pessoas preparadas pela Pastoral Familiar

Ontem, 20, às vésperas do nascimento do Menino Jesus, a Igreja acendeu a última vela do domingo do Advento. A vela branca representa o símbolo da Paz, da Justiça, da Santidade e do Amor. É o Reino que O Menino Deus nascido em Belém veio nos trazer amorosamente.

O pároco da Paróquia Sant’Ana/Catedral Diocesana de Uruaçu, padre Franciel Silva sentiu grande alegria de apresentar ao nosso bispo, Dom Giovani Carlos, os sete crismandos, que foram preparados pela Pastoral Familiar “Casos Especiais”, juntamente com a Catequese. Nesta ocasião o bispo afirmou: “hoje eles dão o último passo da ‘Iniciação Cristã’ para receber o Sacramento da Crisma”. O bispo agradeceu com muito carinho a Pastoral Familiar, a Dimensão Catequética e pediu à comunidade que ajude os crismados para que vivam com amor o sim a Deus. “Peço que os ajudem na vivência do ‘Sim’ dado a Deus, e que possamos acolhê-los com uma salva de palmas”, afirmou Dom Giovani.

O bispo iniciou sua homilia nos dizendo que “estamos neste tempo tão bonito, que é o Advento. E, depois de tantos profetas, digamos: tantos personagens do Antigo Testamento, para nos mostrar que, o que se idealizou ali, lá no Antigo Testamento tinha uma prefiguração, quer dizer, um lugarzinho onde seria o seu regime principal. “(…) aquela comemoração tinha um acontecimento ‘Jesus Cristo”.

Dom Giovani recordou que no cenário do Advento aparece a Mãe de Jesus, Maria. O Sim de Maria nos trouxe Deus, nos trouxe Jesus. Prosseguiu dizendo que exatamente no Santo Evangelho vemos esse momento do sim de Maria. E, exaltou: “o batismo é o Sim do amor a Jesus Cristo. E, a Crisma é o batismo do Espírito Santo para anunciar a Deus.”

Exortando profundamente ele disse ainda que “Maria nos deu Deus, e Deus nos deu Maria”. Em seguida dirigiu-se aos crismandos. “O que vocês vieram fazer aqui, o próprio padre Franciel já apresentou, vocês quiseram conhecer Jesus Cristo mais de perto… E, a partir desse Sim, agora vocês estarão recebendo o Espírito Santo. Nós existimos para ouvir, acolher a Palavra do Nosso Senhor. Guardar as coisas do Espírito Santo, anunciar a nossa missão. Cada uma precisa dar o Sim. A primeira promessa do matrimônio é a fidelidade, e no sacramento da crisma é o Sim a Deus. A Igreja existe para ouvir, guardar e anunciar a Palavra de Jesus. Não tenham medo, não tenham vergonha de anunciar as maravilhas que Deus está fazendo com vocês, não tenham vergonha de anunciar a Jesus Cristo com a vida, com as palavras, com os gestos, com os nossos princípios, com as virtudes, com os valores, com o jeito de viver”, afirmou Dom Giovani.

Em sua exortação final, o bispo pediu aos casais crismandos que gravassem bem o valor da missão: “Conhecer Jesus, receber o Espírito Santo hoje, principalmente. E, anunciar Jesus Cristo sempre e ser testemunha do Amor e da Vida d’Ele.”

Texto: Indra Liah
Fotografias: José Tomaz