Mês da Bíblia é celebrado com diversas atividades nas paróquias da Diocese de Uruaçu

Atividades têm o intuito de anunciar a palavra de Deus e destacar a importância da Bíblia para os cristãos

Desde 1971, no Brasil, o mês de setembro é destinado à celebração da Bíblia, são 50 anos de tradição na Igreja Católica em todo o país. Para celebrar a data, a Diocese de Uruaçu, juntamente com suas paróquias, organizou diversas atividades com o objetivo de auxiliar os fiéis a utilizar a palavra de Deus no dia a dia.

Na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Itapaci (GO), o grupo Maranatha organizou, pelo segundo ano consecutivo, a meditação do evangelho do dia. Durante todo o mês de setembro, um jovem da paróquia dedica alguns minutos do seu dia, por meio de um vídeo de cinco a dez minutos, para ler e explicar um evangelho com a proposta de anunciar a palavra de Deus.

Matheus Vilela fala sobre a iniciativa de colocar os jovens para estudar a palavra de Deus.

Um dos coordenadores do grupo Maranatha, Matheus Vilela, fala sobre a iniciativa de colocar os jovens para estudar a palavra de Deus. “É uma participação que dá a oportunidade do jovem demonstrar com suas palavras o que ele entende em relação ao evangelho daquele dia. Cada um medita da forma que ele entende, e cada um tem algo a transmitir. O que trouxe esse projeto foi o intuito de levar a palavra de Deus a outras pessoas através dos Evangelhos”, enfatiza. Matheus, frisa ainda sobre os benefícios dessa atividade na vida dos jovens da paróquia e da comunidade. “Através de cada um aprendemos algo novo. Deus fala conosco de diversas formas e cada um tem algo para trazer. Isso nos ajuda a crescer espiritualmente e aumentar nossa fé. Outro ponto importante é o envolvimento de nossos jovens com as atividades da Igreja, além de atingir, principalmente aqueles jovens que estão fora da Igreja”, ressalta.

Outra tarefa que a Pascom de Itapaci está realizando neste mês é a entrada com a Bíblia e a vela durante as missas dominicais. Umas das agentes da Paróquia, Laryssa Abreu, reforça o valor desse livro para os fiéis. “A Bíblia Sagrada é o instrumento eficaz que nos leva a alcançar a verdadeira sabedoria. Através de sua leitura, orante e atenta, experimentamos escutar o Senhor nos moldando, ensinando, inspirando e oferecendo respostas a nossos anseios. É uma experiência de fé e renovação para quem se propõe a sua leitura e vivência”, enfatiza.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Rialma (GO), está praticando algumas ações como: Lectio Divina, momento de leitura, contemplação, oração, meditação da palavra de Deus e realizando publicações semanais nas redes sociais da paróquia sobre o evangelho de Marcos. Essas atividades foram pensadas com o propósito de permitir que a pessoa adentre no texto bíblico e perceba a mensagem atualizada de Deus para a sua vida e para a humanidade. A agente Daryane Evelyn, da Pascom de Rialma diz que a escolha de publicar ensinamentos semanais sobre o evangelho de Marcos foi em razão do calendário litúrgico. “O Ano Litúrgico B, que iniciamos em dezembro de 2020, traz como destaque o evangelho de São Marcos, com o objetivo de esclarecer quem de fato é Jesus, para evitar distorções em seu seguimento. O centro desse evangelho é o segredo messiânico”, esclarece.

Padre Peter Olas da Eslováquia, com tradução simultânea do padre Rogério Alves, falou sobre as chaves para entender o Apocalipse.

O mês da Bíblia movimentou também a Paróquia São Sebastião de Uruaçu, que está realizando a live ‘Pão da Vida’, de segunda a sábado, durante todo o mês de setembro. A Paróquia realiza ainda todo sábado uma formação de um tema bíblico e uma formação presencial sobre Lectio Divina. Os dois primeiros sábados do mês de setembro, o padre Peter Olas da Eslováquia, com tradução simultânea do padre Rogério Alves, falou sobre as chaves para entender o Apocalipse. E o terceiro sábado o padre Rogério, que está na Terra Santa fazendo Mestrado, ministrou a live com o tema ‘Ser servo de Cristo segundo a carta aos Colossenses. Jéssica Marques, que é vice coordenadora da Pascom de Uruaçu, destaca que os temas foram escolhidos com base em uma pesquisa feita pelo pároco padre André Luis do Vale, e a montagem da programação na diocese foi pensado no que os fiéis queriam aprender. “Como setembro é o mês de referência para o estudo, meditação e contemplação da palavra de Deus, o objetivo dessas atividades é promover o conhecimento e despertar o interesse da comunidade pela Palavra. As temáticas foram definidas de acordo com os assuntos que a comunidade queria estudar”, complementa.

A vice-coordenadora destaca que essas atividades auxiliam os cristãos ver a Bíblia, não apenas como um livro comum, mas como um instrumento para enxergarem quem realmente são diante de Deus. “A Bíblia é o livro mais importante para nós cristãos. Estão contidos nela os ensinamentos que Cristo nos deixou, e tudo que está escrito na palavra deve ter influência e refletir em nossas vidas. Não devemos apenas ler, mas ter um encontro com essa palavra que é viva. O Senhor nos deixou esses ensinamentos para que possamos compreender, temer, respeitar e amá-lo sobre todas as coisas”, finaliza.

Por: Ageu Macedo – Estudante de Jornalismo da PUC Goiás. Supervisão: Jornalista Fúlvio Costa.