Bispos do regional Nordeste 5 se reúnem em São Luís (MA)

0
133

O Conselho Episcopal Regional – CONSER, conhecido também como Privativa dos Bispos, do regional Nordeste 5 aconteceu de 20 a 23 de setembro, na Casa de Retiro Oásis, em São Luís. Juntos, em comunhão, os bispos puderam partilhar a vivência das dioceses nos últimos meses, analisar a situação concreta do povo e projetar novos rumos para a Igreja no Maranhão.

Dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá e presidente do regional Nordeste 5, explica como funciona a privativa: “Este encontro dos bispos do Maranhão, que nós chamamos de privativa, é o espaço para partilharmos nossas experiências, nossas dificuldades, analisarmos a situação concreta do nosso povo e planejarmos a nossa pastoral”.

Partilharmos nossas experiências, nossas dificuldades, analisarmos a situação concreta do nosso povo e planejarmos a nossa pastoral

Segundo o presidente do regional, dom Sebastião Bandeira, o encontro contribui para apontar os problemas e indicar soluções, além, de ter proporcionado a participação dos bispos em homenagem a dom Xavier. “Estamos nos preparando desde já para realizar o Sínodo dos Bispos em 2023, cujo tema é: ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’. Logo mais, no mês de outubro haverá a abertura do mesmo tanto em Roma, quanto nas dioceses do mundo inteiro. Durante estes dias, ainda tivemos a oportunidade de participar do lançamento do livro sobre a vida de dom Xavier”, disse.

A privativa dos bispos sempre é um momento oportuno para projetar as ações efetivas para contribuir com a Igreja no Maranhão, bem como de promover seu papel social de dar atenção aos clamores do povo. “Foram momentos intensos de fraternidade e esperamos que possamos fazer o melhor para a nossa Igreja e para nosso Estado. Na nossa análise de conjuntura, constatamos, com preocupação, a existência de conflitos sérios agrários no nosso Estado e esperamos também que as pessoas envolvidas, junto com as autoridades, possam encontrar o melhor caminho para a construção da paz”, enfatizou dom Sebastião.

 

Confira a notícia na íntegra no site do regional.

Fonte: CNBB