O dia 6 de dezembro marcou a Diocese de Uruaçu. É que Mons. Francisco Agamenilton Damascena, bispo eleito para a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO) foi ordenado bispo no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, em Niquelândia (GO). Mons. Agamenilton era sacerdote do Clero da Diocese de Uruaçu e foi nomeado bispo pelo papa Francisco no dia 23 de setembro, data em que a Igreja celebra a memória de São Pio de Pietrelcina. Foi bispo ordenante, Dom José Silva Chaves, bispo emérito de Uruaçu; e co-ordenantes: Dom Messias dos Reis Silveira, bispo de Teófilo Otoni (MG) e terceiro bispo de Uruaçu; e Dom Adair Guimarães, bispo de Formosa (GO).

A celebração contou com a presença de fiéis leigos de várias regiões do país.
Também participaram amigos, familiares e autoridades locais, bem como padres, diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos de várias dioceses. Os seguintes bispos estavam presentes: Dom Giovani Carlos, bispo diocesano de Uruaçu; Dom Waldemar Passini, bispo de Luziânia (GO) e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB; Dom Moacir Silva Arantes, bispo nomeado para a Diocese de Barreiras (BA); Dom Dilmo Franco, bispo auxiliar de Anápolis; Dom Marcony Vinícius, bispo auxiliar de Brasília; Dom José Aparecido, administrador arquidiocesano de Brasília; Dom José Francisco, bispo de Ipameri; e Dom Jeová Elias, bispo de Goiás; e Dom Wellington de Queiroz Vieira, bispo de Cristalândia (TO).

Em um trecho da homilia, Dom José Chaves destacou: “Nós pastores temos que ser unidos e vigilantes, é a união que faz a força”. Ele afirmou que a fé deve sempre conduzir os bispos. “Jesus Cristo reclama de nós bispos, fé viva, profunda e ardente. A nossa vida é absurda e contraditória sem fé viva. Nossa vida apostólica é e será sempre estéril sem fé irradiante. O bispo vive em uma atmosfera de fé”. Dom José também disse refletindo sobre as leituras do dia, que é missão do bispo evangelizar o povo. “Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos se convertam, mas para isso é preciso de anúncio e quem são os arautos, os anunciadores? Somos nós bispos, os enviados, os responsáveis pelas almas do nosso povo. O evangelho de hoje nos apresenta como exemplo o grande João Batista, fixemos o nosso olhar nele e ouçamos sua pregação: ‘o reino de Deus está próximo'”.

O rito de ordenação também foi conduzido pelo bispo emérito que impôs suas mãos sobre o eleito e pediu a Deus Pai e ao Espírito Santo que envie sobre esse novo sucessor dos apóstolos a força que do Senhor procede. Em seguida houve a unção da cabeça e entrega do Evangeliário e das insígnias: O evangelho, para que anuncie a palavra de Deus com toda a constância e desejo de ensinar; o anel, símbolo da fidelidade; e com fidelidade invencível guarda sem mancha a Igreja, esposa de Deus; a mitra, para que brilhe no eleito o esplendor da santidade, para que quando vier o príncipe dos pastores, mereças receber a imarcescível coroa da glória; e o báculo, símbolo do serviço pastoral, do cuidado com o rebanho, no qual o Espírito Santo constitui o bispo a fim de apascentares a Igreja de Deus. O lema episcopal de Dom Agamenilton é “Para que todos tenham vida” (Jo 10,10).

Prosseguindo a celebração, já ordenado, o novo bispo expressou sua gratidão a Deus, que junto com a comunidade consagrou seu ministério e sua vida a Nossa Senhora da Abadia. Estendeu seus agradecimentos a todos que ali se faziam presentes e aos que acompanharam pelos meios de comunicação: TV Pai Eterno, Web TV Maria, Sistema de Comunicação Coração Fiel, Rádio Mantiqueira de Niquelândia, FM de Niquelândia, Vale FM de Rubiataba e Redes Sociais das paróquias da Diocese de Uruaçu.

Karlla Farias- Agente Pascom. Colaboração: Fúlvio Costa – Fotos:
Paróquia Nossa Senhora das Graças
Minaçu-GO