Na manhã do domingo, 16 de maio, nosso bispo diocesano Dom Giovani Carlos celebrou a Solenidade da Ascensão do Senhor, na Paróquia Sant’Ana – Catedral Imaculado Coração de Maria, em Uruaçu. Na ocasião, ele apresentou o novo vigário paroquial da Paróquia Sant’Ana, padre João Batista Correa da Silva e fez menção ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado na mesma data. O cura da Catedral, padre Franciel Silva, fez a leitura da Ata da tomada de Posse do novo vigário.

De acordo com o bispo, a Solenidade da Ascensão do Senhor, sempre trouxe um certo incômodo, porque essa celebração está entre a Grande Páscoa da Ressurreição de Jesus, e a vinda do Espírito Santo em Pentecostes. Mas segundo ele, isso não tem muita importância porque a Páscoa tem sua grandeza própria. “A Ascensão passa e não damos tanta importância à solenidade. Parece ser uma ocasião triste, diante do exposto, porque de fato ele veio homem e foi embora”, afirmou.

Citando os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João, os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos, que narram a Ascensão, Dom Giovani destacou: “Em seguida voltaram para Jerusalém e estavam sempre alegres”. Exatamente, aqui estão os detalhes da nossa resposta. O bispo continuou: “Eles ficaram com grande alegria porque Jesus não foi para um lugar distante de nós. Ele permanece aqui e em todos os lugares. Desse modo, temos a certeza que ele está em nosso meio! Por isso, estamos alegres com a nossa fé. Assim também, a vida eterna não começa na morte e sim aqui, ou seja: Pentecostes não é ausência, mas uma presença diferente. Diante do exposto, o anúncio do Evangelho se trata de vida, de eu transmitir. Ocasionalmente há uma grande alegria”, explicou Dom Giovani.

Prosseguindo, o bispo fez um breve comentário sobre os discípulos de Emaús, pois eles mesmo não sabendo que o Senhor Jesus ali estava, o sentiam por meio de suas palavras. Logo após, Dom Giovani cantou a canção: “Tão perto de mim. Que até o posso tocar. Jesus está aqui”. Ele ainda se referiu ao evangelista Lucas: “os discípulos voltaram para Jerusalém e estavam sempre alegres”.

Palavras ao novo vigário paroquial

“Aqui estão os detalhes da nossa resposta. Essa é a motivação, esse é o porquê de anunciar o Evangelho, é o que nos inspira e nos impulsiona”. Dirigindo-se ao novo vigário paroquial, o bispo comentou: “A alegria dos sacerdotes não é o que somos, ou o que fazemos. O que somos e o que fazemos é inspiração e comunicamos a alegria do Evangelho. Por isso, o título de Pastor que cuida das ovelhas sem medo, porque fomos encontrados pelo Senhor que está vivo. A nossa alegria agora é comunicar o Senhor. O contexto da Ascensão do Senhor é:

1º. Ide anunciar o Evangelho.
2º. Enquanto ele subia, nos abençoava.
3º. O Senhor não está ausente. Ele está presente de forma diferente. Bem como, a nossa vida de sacerdote é experimentar todos os dias essa presença e comunicá-lo.

Em suma, “é o que falamos na Eucaristia, na confissão, do mesmo modo, tudo é derramamento do Senhor. Enfim, cuide dessa forma do rebanho que o Senhor te confia, juntamente com o pároco, padre Franciel Silva. Amém!”

Texto: Indra Virgilia Ferreira Liah
Edição: Fulvio Costa