Romaria de Nossa Senhora da Penha 2019: fé, devoção e tradição

0
183

Com o tema “Com Maria, melhoramos a política” acontece em Guarinos (GO) a Romaria de Nossa Senhora da Penha 2019. Festa que já tem uma história de 269 anos. O evento que conta com Procissão da Penitência todos os dias às 6h30 da manhã encerra neste domingo, 7.

Nos últimos dias 4 a 6 aconteceu a recepção dos cavaleiros, tropeiros, muladeiros e carreiros. Como todos os anos, foi uma bonita festa que reuniu milhares de pessoas. Na noite de sexta-feira, 5, a Santa Missa campal foi presidida pelo Frei Zeca. Já neste sábado, 6, aconteceu a Procissão da Penitência para a Lapinha e Santa Missa. Em sua homilia, o frade refletiu sobre o Evangelho do Dia (Mt 9, 9-13) e comentou que Jesus tinha palavras de vida eterna. Ao perguntar quem vinha de longe, para a Romaria de Guarinos, muitos ergueram as mãos. “Promessa de Deus é promessa que não falha”, disse pedindo que todos repetissem.

Frei Zeca comentou que Nossa Senhora, com o título de Nossa Senhora da Penha, exerce ali um papel tão importante para a nossa fé. Ele também destacou que o santuário é lugar de santidade e de restauração da vida. “Fiquei pensando nesses romeiros que trazem pedidos, orações, mas também as graças recebidas”, disse.

No sábado, 6, houve diversos momentos fortes na festa, como a tradicional homenagem dos foliões à Santa Padroeira. Pe. Francisco Agamenilton, Administrador Diocesano de Uruaçu, presidiu Santa Missa na manhã de hoje, 7, no Santuário de Nossa Senhora da Penha. A celebração teve a participação do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado.

A Romaria de Nossa Senhora da Penha termina neste domingo, 7. A programação de hoje prevê Missa da Cultura Sertaneja, às 7h; Missa da Coroação de Nossa Senhora, no Santuário, às 10h30; Missa de Nossa Senhora da Penha, no Santuário, às 15h; Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Penha, na cidade, às 18h30; e Missa Campal, às 19h30.

Nesta segunda-feira, 8, às 6h, será celebrada a Missa de Despedida dos Romeiros, no Santuário, pelo Pe. Periquito.

Fotos: Comunidade Coração Fiel