Secretário-geral da CNBB preside Missa na Romaria de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, presidiu a missa do terceiro dia da Romaria de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém, em Niquelândia (GO), na Diocese de Uruaçu (GO). Neste ano, a romaria que ocorre tradicionalmente entre os dias 5 e 15 de agosto tem como tema “Maria, Mãe das Vocações, Santuário da Família”. Esta edição celebra os 275 anos de devoção a Nossa Senhora da Abadia no Norte goiano.

Dom Ricardo disse ter ficado muito honrado em conhecer a região e poder celebrar com o povo que peregrina ao santuário. Ele destaca também a oportunidade de fazer unidade entre a CNBB, a diocese e o Regional Centro-Oeste.

“Nós podemos também estar nos aproximando dos bispos, fazendo essa colegialidade, essa unidade. A CNBB sempre está à disposição, mas agora também a alegria também de poder celebrar junto com o povo esse momento de festa, esse momento do santuário. Celebramos com alegria essa devoção e essa tradição desse povo”, disse.

Tradição

A Romaria de Muquém existe desde o século XVIII, no período da mineração e da escravidão. É tradição desde 1748, e é a celebração religiosa mais antiga de Goiás. A programação deste ano contará com diversas atividades como procissões, missas, Cerco de Jericó, oração do Terço e adoração ao Santíssimo Sacramento. Vários grupos são esperados nas diversas romarias que ocorrem nos dias de celebração.

A edição de 2023 também marcará a abertura do Jubileu preparatório dos 300 anos de devoção a Nossa Senhora D’Abadia no Centro-Oeste do Brasil (1748-2048).

O bispo diocesano de Uruaçu, Dom Giovani Carlos Caldas Barroca, abriu a Romaria e também vai celebrar em outros momentos. Na noite de ontem, ele concelebrou a Eucaristia com Dom Ricardo.

Fonte: CNBB Nacional