Os nove anos de Dom Messias à frente da Diocese de Uruaçu

dom messias

Dom Messias dos Reis Silveira , nasceu em Passos, Minas Gerais, no dia 25 de dezembro de 1958. Dois anos depois da criação da Diocese de Uruaçu que aconteceu, 1956, com a Bula “Cum Territorium”.

É o terceiro bispo a governar a Diocese de Uruaçu, os seus predecessores são, Dom Francisco Prada Carrera, CMF e Dom José Silva Chaves.

Dom Messias foi ordenado padre no dia 11 de agosto de 1992, para a Diocese de Guaxupé, em Minas Gerais. Nomeado bispo diocesano de Uruaçu, recebeu o título de Monsenhor Prelado de Honra, em 3 de janeiro de 2007; este ano marcaria para sempre a história deste filho de Minas Gerais, pois neste mesmo ano foi ordenado bispo, dia 11 de março e tomou posse da Diocese de Uruaçu no 25 de março do mesmo ano.

Já em 2007, com 49 anos, Dom Messias dos Reis Silveira, participa da sua primeira Avaliação Diocesana de Pastoral como bispo da Igreja Particular de Uruaçu. São oito anos participando e renovando o ‘jeito’ de ser Igreja nestas terras goianas.

Podemos enumerar as mudanças e novidades que Dom Messias trouxe para a Diocese de Uruaçu, todas estas com a participação de todos: clero, religiosos (as), consagrados (as), fieis leigos. É um pai que acolhe e ouve a todos. É paciente, mas não desiste dos sonhos de ver a Diocese de Uruaçu como uma Igreja missionária e feliz.

Destaca-se entre as novidades feitas por Dom Messias, o Plano Diocesano de Pastoral. Um texto elaborado com oração, participação e organização. O PDP orientou as ações pastorais entre os anos de 2011 a 2014. A inovação é tão eficaz que o mesmo Plano está sendo revisado, atualizado para novamente ser a ‘bússola’ que guia nossa missão diocesana.

Sobressai dentro desta nova face da Diocese de Uruaçu, a preparação para o Diaconato Permanente, que foi idealizado por Dom Messias que é até hoje um grande ‘Pai’ desta vocação da Igreja que nasce na Diocese de Uruaçu.

Nossa gratidão a Dom Messias, pelo grande zelo com a Comunicação de forma geral em nossa diocese e em especial com a Pastoral da Comunicação. São muitas as partes ‘desbravadas’ nesta área da evangelização na Diocese de Uruaçu. Com um portal dinâmico e atual, disponibilizando sites para todas as paróquias, com presença diária nas Redes Sociais, a eficácia do bispo de Uruaçu neste quesito é tão marcante que hoje ele, além de presidente, é o bispo referencial para a Comunicação do Regional Centro Oeste da CNBB.

Neste ano de 2015 Dom Messias dos Reis Silveira preside pela segunda vez a Assembleia Diocesana de Pastoral, e já presidiu sete vezes a Avaliação Diocesana de Pastoral. Incansável, Dom Messias sempre pode surpreender, e é sempre bom ter como pastor um homem criativo, atento e amigo.

Obrigado Dom Messias por continuar com o que deu certo, corrigir o que está errado, e fazer o que está faltando.

Pascom Diocesana