Assembleia – Um encontro de formação, oração e boa convivência

Dom-Messias-abertura

Queridos diocesanos e diocesanas: sacerdotes, religiosos, cristãos leigos, consagrados e seminaristas!

É com o  desejo de ser uma Igreja missionária na alegria do Evangelho que aqui nos reunimos. Na tarde deste dia 04 de dezembro vocês se dirigiram para este lugar preparado para acolhê-los. Aqui estamos para realizar a nossa XXX Assembleia de Pastoral. Essa Assembleia teve o seu advento nas várias reuniões realizadas tendo como foco principal  o que aqui vamos vivenciar. Muitas pessoas nestes dias rezaram e estão rezando por nossa Igreja Diocesana.

Nas paróquias que visitei nestes últimos dias todos as pessoas cantavam com alegria o hino e rezavam a oração da Assembleia. Estamos preparados para celebrar esses estes dias de iluminação e decisão pastoral.

Trata-se de um importante momento de sinodalidade nesta Igreja particular. O Papa Francisco em seu discurso sobre os 50 anos do Sínodo falou sobre os espaços de sinodalidade na Igreja. A primeira instância são os Concílios e os Sínodos convocados pelo Papa. A segunda refere-se às Conferências Episcopais continentais, nacionais e regionais. A terceira instância acontece nas Dioceses através das assembleias diocesanas, forâneas, paroquiais e nos conselhos. Nestes espaços as pessoas se reúnem para ouvir o que o Espírito tem a dizer e decidem os rumos pastorais.

A nossa Assembleia Diocesana tem como tema central a definição dos nossos rumos pastorais. Iluminados pelo Tema: Diocese de Uruaçu, uma Igreja missionária na alegria do Evangelho e pelo Lema: “A alegria do Senhor é nossa força” (Nm 8,10) uma comissão trabalhou o texto provisório que todos tem em mãos, este texto provisório (4a Versão)   será apresentado e avaliado aqui. Ele já recebeu muitas  emendas e poderá receber outras aqui e esperamos que  seja  aprovado para nortear as nossas ações pastorais nos próximos quatro anos.

Durante este nosso encontro teremos um momento de formação, muitas orações e esperamos também uma boa convivência. Faço votos que essa Assembleia aconteça num clima de muita harmonia, responsabilidade, participação e tenhamos os nossos corações voltados para o Senhor que nos confiou sua missão.

O Imaculado Coração de Maria, nosso padroeiro diocesano, nos abençoe com sua ternura maternal. Permaneça conosco nos encorajando para que possamos rever nossa missão, corrigir os erros e permanecer animados a serviço da vida e missão da Igreja.

Sejam todos bem vindos.

Declaro aberta a nossa XXX Assembleia Diocesana de Pastoral.

Dom Messias dos Reis Silveira

Bispo Diocesano