Acolhidos pelo Mistério

IMG_0102

O tema da Jornada da Comunicação é “Espiritualidade e Comunicação”. O encontro que acontece em Goiânia, reúne pessoas provindas de diversas dioceses que compõem o Regional Centro – Oeste.

Após a Missa e o café, Dom Messias dos Reis Silveira – bispo de Uruaçu – iniciou o colóquio com o tema “Acolhidos pelo Mistério”, introduzindo e motivando para a espiritualidade do retiro. Segundo Dom Messias, “a nossa vida é local de ir e vir do Sagrado, é onde manifestamos Deus. Surge aí a seriedade de uma espiritualidade da comunicação! No entanto, para comunicar – falar de Deus –, é preciso ter conteúdo espiritual e meditativo, e o retiro é justamente o local privilegiado de obter esse conteúdo”.  Nas palavras de São Bernado de Claraval, obter o “reservatório da Graça de Deus”.

O convite do Bispo diocesano para esses dias de oração é uma prática piedosa para bem vivenciar a fé e o trabalho pastoral. Porém, as vezes, existem muitas solicitações próprias da vida que roubam o tempo de rezar, de meditar. Em suas palavras acrescentou: “retirar-se significa exatamente isso, é um constante sair de si, retirar-se das realidades que nos aprisionam nas suas diversas solicitações para buscar uma completa conversão de vida. “Fazer um retiro é na verdade uma mudança interior que acontece na acolhida do mistério que é invisível aos olhos humanos”. Fazer um retiro, de fato, acrescentou Dom Messias, “é uma necessidade vital para evitar perigos graves. Quando encontramos Deus no silêncio, alguma coisa morre em nós”:  “Ninguém pode me ver e permanecer vivo” (Ex 33, 20).

Por fim, Dom Messias ressaltando a dimensão do silêncio, incentivou os ouvintes a vivenciar a jornada como uma busca de Deus mais completa no intuito de comunicar aos outros a experiência vivida a partir de uma vida interior.

André Divino (Seminarista da Diocese de Uruaçu) com Pascom Diocesana

Diocese de Uruaçu