Celebração de instituição ao Leitorato e Acolitato dos Seminaristas da Diocese de Uruaçu

Nesta Sexta-feira, 30 de Dezembro de 2016 às 19h na Catedral Imaculado Coração de Maria, Paróquia Sant’Ana, aconteceu a celebração de instituição ao Leitorato e Acolitato dos Seminaristas da Diocese de Uruaçu, sob a presidência de Dom Messias dos Reis Silveira.
A Instituição ao Leitorato e Acolitato são etapas importantes da formação do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, gradativamente vai dando passos concernentes ao futuro exercício do ministério presbiteral. Isto não deve ser encarado como uma “burocracia eclesiástica”, mas sim passos significativos e aprofundados no compromisso que deve levar os seminaristas ao ministério ordenado segundo a graça de Deus.
Os ministérios do Leitorato e do Acolitato podem ser conferidos a leigos, mas devem necessariamente ser conferidos aos candidatos às Ordens sacras, que os exercerão por algum tempo.
O leitor tem a função de proclamar a Palavra de Deus, ao passo que o Acólito serve ao altar, podendo distribuir a Comunhão em casos extraordinários.

Seminaristas que receberam os Ministérios de Acolitato e Leitorato:
João Batista
Nielson