Custodio da Terra Santa recebe Comitiva diocesana em Jerusalém

Em visita a Jerusalém, a comitiva da Diocese de Uruaçu puderam celebrar dentro do Santo Sepulcro. Dom Messias, Pe. Elias Silva e Pe. Rogério Alves tiveram oportunidade de celebrar a Eucaristia dentro do sepulcro escavado na rocha, onde puseram o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pe. Aldemir Franzin, Pe. Delton Filho e Pe. Bruno Varriano fizeram o mesmo uma hora antes e puderam elevar preces por toda a diocese neste tempo extraordinário proporcionado pelo gemellaggio entre Muquém e Nazaré.

Dom Messias foi recebido pelo Custodio da Terra Santa: Frei Pierbattista Pizzaballa.

O Custódio da Terra Santa é o Ministro Provincial (isto é, o superior principal) dos Frades Menores que vivem em todo o Oriente Médio. Ele possui jurisdição sobre os territórios de Israel, Palestina, Jordânia, Líbano, Egito (parcialmente), sem contar as numerosas casas (Comissariados) em várias partes do mundo (vale a pena nominar as de Roma, Washington, Nápoles e Buenos Aires).

A função principal do Custódio, além de animar a vida dos frades, é a de coordenar e encaminhar a acolhida dos peregrinos que chegam a Terra Santa em peregrinação e oração aos sacrários da nossa Redenção. Tal tarefa foi transmitida pela Santa Sé há mais de 600 anos.

Dada a importância da missão do Custódio, ele não é eleito como todos os outros Ministros Provinciais da Ordem. Ele é nomeado diretamente pela Santa Sé depois de uma consulta com os frades da Custódia e a apresentação feita pelo Governo Geral da Ordem.

Na Terra Santa a figura do Custódio é considerada como a de uma das principais autoridades religiosas Cristãs. Ele, junto com o Patriarca Grego Ortodoxo e também Armeno, é responsável pelo “Status quo”, um conjunto de costumes que regulam a vida de alguns santuários, entre eles o Santo Sepulcro e a Natividade de Belém.

Dom Messias e Frei Pizzaballa trocaram presentes além da estima que se reforça com o Gemellaggio entre Muquém e Nazaré.

No fim do dia, a comitiva diocesana partilhou momento fraterno com a comunidade franciscana em Ain Karen (cidade natal de São João Batista) onde encontraram o Frei Paulo, natural de Niquelândia, membro da ordem dos frades menores.

visita-custodio

Pascom Diocesana