Jornada da Comunicação: “Diálogo e entreajuda na Pascom”

IMG_0058
A primeira palestra da Jornada da Comunicação 2015 foi conduzida pelo Pe. Rafael Vieira da Silva – assessor nacional da Comissão para a Comunicação da CNBB. Ele falou da importância do diálogo e entreajuda na Pascom.
Pe. Rafael Vieira, destacou que o trabalho da Pascom é baseado no principio da transversalidade, onde esta atua de forma a integrar ela própria e todos os demais movimentos e trabalhos da Igreja a nível nacional, regional, diocesano e paroquial.
Citou, de tal maneira, o Diretório para a Comunicação, que propõe os seguintes eixos para promover a Pascom em nossa Igreja no Brasil, são eles:
1º Articulação, onde envolva-se não apenas a pastoral mas também as outras pastorais e dimensões;
2º Formação, promover-se a formação a respeito dos documentos e ensinamentos lançados pela Igreja;
3º Produção, empenhar-se em motivar a comunidade, a partir da criatividade, para se inteirar dos fatos e ensinamentos de nossa Igreja, tudo a serviço da comunidade;
4º Espiritualidade, conscientizarmo-nos que somos comunicadores cristãos, somos testemunhas do Ressuscitado.
Também lembrou que a Pascom deve animar e articular a comunicação na Igreja, pautando-se na praticidade e simplicidade, pois a comunicação se dá de maneira instantânea e se não acompanharmos esse ritmo ficaremos para trás. É preciso unir e congregar os meios de comunicação, somar os esforços, deixando de lado as concorrências e egoísmos que só geram divisões e podem prejudicar a mensagem da Igreja. Valorizar e muito a ética e ainda, as bases, ou seja, as formas de comunicação já esquecidas. E, essencialmente, observar a fidelidade ao magistério.
Por fim, frisou que a Pascom não é para ela própria, mas para a Igreja de Jesus Cristo.

Waschington Rodrigues (Seminarista da Diocese de Uruaçu) e Pascom Diocesana