Missa da Cultura Sertaneja na Romaria de Nossa Senhora da Penha

Na manhã deste domingo, Pe. Júnior Periquito, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, presidiu a tradicional Missa da Cultura Sertaneja e, em verso e prosa, proferiu grandes ensinamentos na homilia.

A Igreja comemora neste domingo a Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos, pilares da Igreja, e o presidente da celebração relembrou quantos outros deram a vida para que a Igreja hoje pudesse viver a fé, estes tiveram dores e desilusões, mas a fé no coração os impelia a continuar.

Também, destacou a importância de se propagar a devoção mariana, que existe há mais de 2.000 anos e sempre levou a Jesus, e explicou que o próprio Deus foi o primeiro a pedir um favor à Nossa Senhora. O próprio Jesus imitou Maria, vivendo a simplicidade do lar, a obediência e o amor nos pequenos gestos dentro de casa.

O cristão deve ser obediente, não uma obediência cega, mas a obediência de Jesus, que confia e realiza o que Deus quer.

“Quando pedimos a Deus um milagre, Nossa Senhora já se adianta e intercede por nós”, ressaltou o presidente da celebração. Assim como Maria intercedeu por Jesus, Ela olha por nós, está sempre atenta às nossas necessidades.

Para explicar sobre o cuidado de Mãe com os filhos de Deus, Pe. Junior Periquito utilizou o exemplo de João Evangelista e Nossa Senhora, que após a morte de Jesus foi levada para a casa do discípulo mais amado. “Levar Maria para casa é ter Jesus perto de nós. Somos discípulos amadores e o discípulo amado merece ter Maria em seu lar”, ressaltou o presidente da celebração.

Enfatizou ainda que rezar o terço em família é uma tradição que precisa ser resgatada. “Deixar de rezar o terço (rosário) é deixar de repetir as palavras do Anjo, registradas na Palavra de Deus”, disse o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha. Destacou que a oração do terço abre novos caminhos. “Não basta ter o caminho a nossa frente, é preciso caminhar, e para isso precisamos da ajuda de Nossa Mãe”, ressaltou Pe. Junior.

“Romaria não é balada, bebedeira, bagunça, pelo contrário, é devoção a Nossa Senhora, é buscar a Deus através da devoção a Nossa Senhora”, destacou Pe. Junior Periquito.

Ao final, enfatizou que é preciso que se tenha consciência de que todo cristão católico tem uma missão: defender a devoção a Nossa Senhora, estendendo a mão ao irmão, perdoando, dando uma nova chance, ajudando quem está perto de nós, não apontando os defeitos, mas ajudando-o a levantar.

Confira fotos da Missa da Cultura Sertaneja

Pascom Diocesana