Prioridades do Plano Diocesano de Pastoral

Prioridades do Plano Diocesano de Pastoral

Avaliação Diocesana de Pastoral vota prioridades para a ação evangelizadora à luz do Plano Diocesano de Pastoral (PDP). A proposta vem da III parte: O que Deus nos inspira a fazer. Estas prioridades estão em destaque dentro das “Cinco urgências na evangelização” (DGAE, nº 31).

Descrevemos aqui o que foi definido nesta manhã de sábado, 02, no CTL em Uruaçu:

1 – “Assumir a dimensão missionária enquanto “Igreja em saída”, fazendo com que a Paróquia se torne um “centro de irradiação missionária”, alcançando a todos, dando mais atenção aos que estão nas periferias existenciais. “As visitas sistemáticas nos locais de trabalho, alojamentos de trabalhadores, nas instituições de saúde, nos assentamentos, nas prisões, entre outros, são testemunho de uma Igreja em saída” (cf. DGAE, n. 77)”. (Nº 113).

2 – “Favorecer aos fiéis leigos e leigas um conhecimento mais profundo da Liturgia, a fim de que eles participem ativa e conscientemente da mesma”. (Nº 129).

3 – “Criar e fomentar grupos de re exão bíblica nas paróquias, priorizando a prática da Leitura Orante”. (Nº 142).

4 – “Investir na descentralização da Matriz, setorizando a paróquia em unidades menores, com equipes próprias de animação e de coordenação, para favorecer a maior proximidade com as pessoas e grupos da região e o nascimento de novas comunidades (cf. DGAE, n. 103). Sem perder a comunhão paroquial e diocesana. (Nº 145)

5 -“Fortalecer a Pastoral Familiar, considerando a Família “um dos eixos transversais da ação evangelizadora”. (cf. DGAE, n. 111)

1) Formar nas paróquias, a partir do pós-matrimônio, casais que possam acompanhar os neocasados em sua nova jornada, de modo a inspirar-lhes a proposta do Reino de Deus e inseri-los na vida eclesial.
2) Favorecer aos casais de segunda união a integração nas pastorais, associações e movimentos sob a orientação da Familiaris Consortio e Exortação pós-sinodal sobre a família”. (Nº 156)

Confira fotos:

Pascom Diocesana