Reunião Nacional – CMOVC

Reunião Nacional

Aconteceu, entre os dias 16 e 20 de outubro de 2017, em Curitiba, a Reunião Nacional da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOVC), sob a presidência de Dom Jayme Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da comissão.

O momento contou, também, com a preciosa presença dos demais bispos que a compõem: Dom Juarez Souza da Silva, Dom José Roberto Palau e Dom João Francisco Salm. O encontro foi assessorado por Dom Joel Portela, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, que apresentou o tema: “O Documento de Aparecida na perspectiva vocacional”, que muito favoreceu para a reflexão vocacional diante dos desafios atuais.

Os organismos e pastorais que compõem esta comissão são: Pastoral Vocacional, Comissão Nacional dos Diáconos Permanentes, Comissão Nacional dos Presbíteros, OSIB – Organização dos Seminários e Institutos do Brasil, Comissão Nacional Institutos Seculares, Organização dos Bispos eméritos e também com o trabalho conjunto da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB, e o Instituto de Pastoral Vocacional – IPV.

A reunião é uma oportunidade para os vários organismos que a compõem avaliarem sua caminhada neste ano e planejar o próximo ano com suas atividades, temas e sugestões.

Um dos temas de maior destaque dentro das reuniões dos organismos, além da organização interna de cada um, foi o III Ano Vocacional do Brasil, que acontecerá em 2019, e o IV Congresso Vocacional do Brasil, que também será durante o Ano Vocacional, nos dias 05 a 08 de setembro de 2019, em Aparecida-SP.

Este será um grande momento para a Igreja do Brasil, e não somente para a Pastoral Vocacional, mas para todos os organismos da Comissão, e também para todas as pastorais, movimentos e regionais do Brasil.

Que Deus continue abençoando este trabalho e concedendo-lhe frutos abundantes.

Centro Vocacional Diocesano João Paulo II

Uruaçu – GO