Padre Nielson e diácono Mozair são acolhidos na Paróquia São Sebastião, em Uruaçu

0
928

Foi realizada no dia 19 de janeiro, na Paróquia São Sebastião, de Uruaçu, a Santa Missa de acolhida do padre Nielson Gomes e do diácono Mozair Rezende, como vigário paroquial e colaborador, respectivamente. Ambos foram nomeados no dia 24 de novembro de 2020. Padre Nielson veio transferido da Paróquia Santa Teresinha em Santa Teresinha de Goiás, onde também desempenhava a função de vigário.

A celebração aconteceu durante a Festa em Louvor a São Sebastião, no 8º dia da Novena, iniciando às 19h com Adoração ao Santíssimo e em seguida a Santa Missa, que foi presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Giovani e concelebrada pelos padres Amarildo Sales, André Luís, Antônio Luiz, Luvanor Pereira, Mauro Sérgio, Nielson Gomes, Rener Olegário e Uanderson Araújo e contou também com a presença dos diáconos transitórios Mozair Rezende e Suenis Gonçalves, e diácono permanente Antônio Messias e alguns seminaristas.

Na homilia, Dom Giovani iniciou falando sobre as leituras, e a diferença entre promessa e esperança, exortando-nos a não delegarmos ao futuro a nossa melhora, sorte, alegria ou felicidade, pois assim só nos tornamos mais ansiosos e viveremos esperando as realizações futuras, deixando de viver e contemplar o hoje. O bispo também questionou aos fiéis se essa fé que depende e espera do futuro a nossa felicidade, é a fé que Jesus nos trouxe, pois dessa forma não conseguiremos viver o tempo presente, esperando sempre o próximo instante chegar, porque afinal de contas a felicidade está lá. Não se sabe onde, mas no futuro. E indagou: “será que a nossa felicidade está lá?” Respondendo em seguida “Não. A nossa esperança está no eternamente hoje. Deus não foi nem será, Ele é. Deus é, e onde eu encontro Deus? Ele mesmo vai dizer, aqui! Agora! Então, a minha força, a minha busca, não se concentra em buscar o Deus que ainda vai se manifestar, não, é enxergar o Senhor que está no meio de nós. Essa é a verdade da nossa fé, nós precisamos descobrir, e descobrindo experimentar que Deus está no meio de nós. E onde fica a esperança? Aqui! Esperança em perseverar.”

Em seguida comentou sobre o Evangelho, onde Jesus substitui a lei do Sábado por Ele. “A lei dizia ide ao sábado porque lá é o dia de descanso, lá é o dia do conforto, lá é o dia da consolação, onde depois de trabalhar vou descansar. E ai Jesus vai dizer: vinde a mim vós todos que estais cansados. Não ide ao sábado, mas vinde a mim. Ele agora é a consolação. Ele, o eternamente presente. […] Com o rasgar do véu, se lá na arca está a palavra, agora Ele é a palavra. Está acessível a nós, e nós não o encontraremos lá no futuro, é no hoje, no agora. A experiência de Deus, o amor de Deus eu o tenho hoje, o eternamente hoje, eu não preciso delegar a minha felicidade para o futuro, eu não preciso delegar a minha alegria para o futuro incerto ou certo. Não. Eu preciso perseverar na minha experiência no amor de Deus hoje, eu quero estar firme hoje. O que eu peço para o futuro? Por favor, Senhor, que eu não me afaste de vós. Essa é a nossa esperança de permanecer com o Senhor, e essa é a nossa alegria, que devemos ser mensageiros, sinais de esperança. Não devemos ser pessoas tristes, que delegaram sua alegria no futuro e hoje vivem tristes, porque afinal de contas a felicidade está no futuro.”

Findando a Homilia, Dom Giovani se dirigiu ao novo vigário com as seguintes palavras: “Hoje, nós apresentamos o padre Nielson como vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, e o que nós pedimos? O que a paróquia espera do padre Nielson? Que seja mensageiro da esperança. Que seja um sinal de esperança com suas palavras, pela sua vida, pelo seu testemunho, pelo seu sacerdócio que é de Cristo. E o vendo em sua vida e suas palavras, o Senhor renova a esperança do seu povo. O sacerdote é aquele que é o mensageiro da esperança. Por isso é que muita gente busca refúgio no sacerdote, porque ele age in persona Christi. […] Eu confesso com Cristo que está na pessoa do sacerdote naquele momento. Tanto é que quem diz eu te absolvo em nome do Pai e do Filho é Cristo. Na Eucaristia quando o padre levanta o cálice e diz ‘isto é o meu sangue”, não é o sangue do padre, é o sangue de Cristo, é para Cristo que eu me confesso. E é isso que esperamos no sacerdote, é isso que a comunidade espera, Nielson, que agora é apresentado para a Paróquia São Sebastião. Que seja mensageiro da esperança. Quer dizer, mensageiro do Senhor que está vivo hoje, presente hoje, e muda a nossa esperança, e muda a nossa vida. Essa é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos. Razão da nossa alegria, razão da nossa esperança em Cristo nosso Senhor.”

Ao final da celebração, o diácono Suenis fez a leitura da Ata e provisão do padre Nielson, em seguida Dom Giovani dirigiu breves palavras ao padre Nielson e ao diácono Mozair. “Vocês ouviram que a provisão começou para o bem do povo de Deus, então o Senhor os escolheu, o Senhor os chamou e o Senhor os envia para onde for para o bem do povo de Deus. Então para o diácono Mozair também para o padre Nielson, o cuidado do povo de Deus, o cuidado das ovelhas do Senhor. E para vocês, peço que acolha-os no coração, como paroquianos e ovelhas desse rebanho.”

Em seguida o padre Nielson agradeceu a presença da comunidade de Santa Teresinha e de Mara Rosa, aos padres, diáconos e seminaristas presentes. Dizendo que acolhe a nova missão com o coração aberto, e se entrega à misericórdia e providência divina e agradeceu a Deus pelos presentes recebidos: a companhia do padre André e do diácono Mozair.
O momento foi de muita alegria para a comunidade paroquial, que aguardava com fé e entusiasmo a chegada do novo sacerdote, confiando sempre na intercessão de São Sebastião.

Texto: Jéssica Pascom Sao Sebastião
Fotos: Pascom