Seminaristas Heric Jheison e Roberto César recebem o Ministério do Acolitado

Na noite do domingo, 17, na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Niquelândia (GO), os seminaristas Heric Jheison Alves da Costa e Roberto César Braga, deram mais um passo na vocação sacerdotal ao receberem o Ministério dos Acólitos. A celebração foi presidida pelo bispo Dom Giovani. A estes seminaristas foi confiada a função de auxiliar os presbíteros e os diáconos no serviço do altar e na distribuição aos fiéis, incluindo os doentes, como ministros extraordinários da Sagrada Comunhão. Na ocasião, os presentes foram exortados a rezarem pedindo mais vocações sacerdotais para nossa diocese.

Ministérios
Os seminaristas do 2º e do 3º ano de teologia recebem os ministérios de leitor e acólito, respectivamente, em preparação ao sacerdócio. Trata-se de ministérios que os preparam para as ordenações diaconal e presbiteral posterior. A função do leitor é fazer a leitura da palavra de Deus na assembleia litúrgica nas missas e atos sagrados, cabe a ele proferir as leituras sagradas, exceto o Evangelho.

Acolitado
A etapa seguinte é o acolitado, ministério que confere a função de cuidar do altar e auxiliar o diácono e o padre nas ações litúrgicas, de modo especial na celebração da Santa Missa. Compete ainda ao acólito distribuir a Sagrada Comunhão Eucarística e, em situações extraordinárias, ele é encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração. Ele, porém, não pode dar a bênção com o Santíssimo Sacramento. Conforme o cerimonial dos bispos, esses dois ministérios também são confiados aos leigos.

As duas etapas, leitorado e acolitado são importantes e indispensáveis para a formação dos candidatos ao sacerdócio. São compromissos e significam passos avançados no caminho para o Sacramento da Ordem.

Veja mais fotos